Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

1.º Encontro de Formação - A palavra como Con-Vocação e Assembleia Nacional LMC

No fim-de-semana de 15 e 16 de Outubro de 2016 os Leigos Missionários Combonianos (LMC) reuniram-se em Viseu onde aconteceu a Assembleia Nacional e o segundoencontro formativo subordinado ao tema: “A palavra como con-vocação” ministrado pela Missionária Secular Comboniana Paula Clara. 

 

1.jpg

Enquanto do 1.º Econtro de Formação, decorria também ao mesmo tempo a Assembleia Nacional LMC, durante esta, houve oportunidade de refletir o caminho percorrido neste ano e perceber quantas maravilhas o Senhor operou em nós. Relembrámos a chegada da Márcia de Moçambique e da Élia de República Centro África. Recordámos a partida da Maria Augusta para República Centro África e da Marisa que se encontra a aprender a língua no Reino Unido. Por cá, muitos foram os marcos no caminho refletimos particularmente sobre a organização da Assembleia Europeia LMC na qual todos nos empenhámos e responsabilizamos, na qual todos trabalhámos desde cedo não deixando entregue ao acaso nenhum pormenor. Houve ainda reflexão e posterior redistribuição ou eleição dos mais diversificados ministérios pelos quais os LMC são responsáveis tais como à equipa coordenadora, à equipa formativa, economia e tantas outras tarefas necessárias que com que o movimento LMC continue em frente.

 2.jpg

Todo este caminho reflete o que o Papa Paulo VI reza na constituição dogmática Luz dos Povos (7) “assim como todos os membros do corpo humano, apesar de serem muitos, formam no entanto um só corpo, assim também os fiéis em Cristo (cfr. 1 Cor. 12,12). Também na edificação do Corpo de Cristo existe diversidade de membros e de funções. É um mesmo Espírito que distribui os seus vários dons segundo a sua riqueza e as necessidades dos ministérios para utilidade da Igreja”. Somos pessoas diferentes, com diferentes ministérios e responsabilidades. Caminhamos juntos aqui e além-fronteiras rezando e entregando-nos em nome de Deus seguindo carisma Comboniano.

O encontro de formação não poderia estar mais enquadrado com a assembleia. Enquanto uns refletem acerca da vocação, outros refletem sobre o que a sua vocação levou a concretizar. Neste caminho, há momentos, em que já não chega caminhar juntos temos vontade de nos abandonar à divina providência comprometendo-nos. Por isso no domingo, familiares e amigos juntaram-se à família LMC para o compromisso da Neuza, da Rufina e da Paula.

 

14666094_10211287799253042_6231813731487822190_n.j

 

 

 O caminho faz-se caminhando numa comunidade cujo cerne é Cristo. E depois de uma jornada formativa e de discernimento quisemos rezar com a vida o que rezamos diariamente no Pai Nosso “seja feita a vossa vontade”. Escolhemos seguir o nosso caminho de felicidade ainda que sabendo de antemão que iremos sofrer, rir, chorar, amar, cair, levantar-nos, desorientar-nos e encontrar-nos. Aqui sentimo-nos em casa, os abraços são prolongados, as gargalhadas ecoam pela sala e tantas vezes rezamos com lágrimas e silêncios porque as palavras não chegam para exprimir o amor de Deus. Aqui reconhecemos que não há distâncias que nos impeçam de permanecer juntos. Aqui tal como Santo Agostinho fazemos do Amor a nossa maior oração. Juntos somos as mil vidas para missão que São Daniel Comboni sonhou. Somos o sonho de Comboni e ousamos seguir os seus passos fazendo com que hajam muitas mais mil vidas para a missão.

 

Por: Paula Sousa