Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos Internacionais

Encontro dos Leigos Missionários Combonianos

 

 


Durante o último fim de semana de Abril realizou-se em Florença (Itália) o encontro continental dos coordenadores provinciais dos Leigos Missionários Combonianos (LMC) da Europa. Estavam presentes o provincial de Portugal, P. Manuel Alves Pinheiro de Carvalho (encarregado do sector a nível continental) e outros dois confrades de Portugal: P. Alfredo Manuel Gomes de Sousa e o LMC Pedro Moreira, pela Espanha estavam Alberto de la Portilla e o P. Alejandro Canales Maza, pela Itália P. Cláudio Longhi, pela DSP P. Günther Ludwig Hofmann com Birgit Schardt e Christoph Koch. Participaram também dois membros do Comité Central: a senhora Glória Morales Hernandez Torrres do México e P. Umberto Pescantini de Roma. Muito apreciada foi por fim a presença do Ir. Umberto Martinuzzo, membro do Conselho Geral.

Neste encontro ultimou-se o trabalho iniciado há uns anos, ou seja a redacção de um documento recapitulativo que, partindo da base, descreva com a maior clareza possível a situação do movimento LMC nas várias províncias da Europa, tocando os temas principais, como a identidade dos LMC, o seu curriculum formativo, o seu caminho em ordem à formação de comunidades LMC internacionais e em ordem à autonomia económica, a sua reinserção na província aquando do regresso do serviço missionário desenvolvido num outro continente. Os primeiros parágrafos deste documento, que já estavam prontos em 2006, foram assumidos pela Assembleia Geral de Ellwangen.
No próximo ano o encontro continental europeu terá lugar em Portugal.

 


 

Encontro do Comité Central

 

 

 


 

 

 

Em dois tempos (a 27 de Abril e a 1 de Maio) teve lugar em Florença o encontro do Comité Central LMC, o primeiro depois da Assembleia Geral de Ellwangen (Novembro 2006). Os quatro membros, Alberto de la Portilla, Glória M. H. Torres, P. Günther Hofmann e P. Umberto Pescantini aplaudiram a presença encorajadora do Ir. Umberto Martinuzzo, membro do Conselho Geral.
O Comité reanalisou antes de mais as 18 Propostas Finais da Assembleia Geral de Ellwangen, indicando e sugerindo os passos necessários para que sejam conhecidas e seguidas em todas províncias e delegações. Com este objectivo, será enviada uma carta a todos os provinciais e delegados e a todos os responsáveis dos LMC.
O Comité enfrentou depois a tarefa específica que lhe fora confiada pela Assembleia Geral, isto é, a compilação de um esquema basilar de formação para a missão. Chegou-se assim a um texto que será enviado a todos os grupos para que partindo sempre da experiência já em curso na base e ajudados por todos, se chegue, sobretudo a nível continental, a um esquema bastante comum que permita também alguns períodos de formação em comum entre grupos de diversas províncias para favorecer depois a experiência de comunidades internacionais em missão. O esquema será enviado às províncias e delegações que têm algum grupo de LMC.
Falou-se ainda da possibilidade de algum leigo missionário abrir um Blog na Internet para convidar os LMC à partilha e ao debate de temas relativos à sua vida.
Entretanto o sítio
www.comboni.org continuará a oferecer um espaço aos LMC enquanto membros da Família Comboniana.
Chegou-se a um acordo sobre o melhor modo de reunir fundos para financiar as viagens exigidas pela participação nestes encontros.
O próximo encontro do Comité Central decorrerá em coincidência com outros encontros continentais na América e em África quando e onde estes tiverem lugar.