Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

O Espírito Santo soprou...

Este fim-de-semana de formação dos LMC foi importante, porque ficou marcado por mais um passo da longa caminhada até à missão. Ajudados pela exposição do Pe Claudino os finalistas do grupo que ainda não partem em missão decidiram criar o primeiro Cenáculo de Oração Missionária (COM) dos LMC a nível nacional… Este COM tem o firme objectivo de ser local de treino, aprendizagem e formação de liderança para a criação de novos COM’s e, ao mesmo tempo, local de partilha das nossas experiências em COM’s locais, bem como manter acesa a chama da missão.

Neste fim-de-semana todos pudemos, igualmente, fazer o balanço do ano de formação, para uns o primeiro para outros o segundo. Para mim foi importante haver um momento de reflexão pessoal. Este momento serviu para pôr as ideias em ordem sobre as vivências deste último ano.
No meu questionário o texto para reflexão era o seguinte: “Como cristãos, todos somos chamados à missão. Porém nas variadíssimas formas que tem de levar aos homens e mulheres a caridade do Pai, a Igreja propõem-nos vários e diferentes caminhos para a realização da sua vocação”.
A missão é um bichinho que todos carregamos dentro do coração… por isso a nossa acção como cristãos está sempre voltada para o outro, para aquele que precisa mais do que nós de uma palavra amiga, de um gesto desinteressado. É nisso que nos distinguimos dos “anónimos”, é na nossa acção!
O Pai do Céu é sem dúvida pai, mas também mãe como nos dizia Isaías na primeira leitura da eucaristia de domingo. Ele é paciente e carinhoso, ele embala-nos, ele senta-nos nos joelhos quando temos receio de continuar em frente, quando há algo que atormenta o nosso coração. Ele deixa-nos ficar ali quietinhos até termos verdadeira coragem de continuar a caminhada. De entre a encruzilhada de caminhos possíveis a seguir ele dá-nos a firme certeza DO caminho certo para nós realizarmos os seus desígnios.

De facto este fim-de-semana o Espírito Santo soprou...

 

 

 

Soprou também para os nossos familiares que desmistificaram algumas ideias que tinham sobre a missão graças ao maravilhoso testemunho do Pedro, obrigada! Foi também um bom momento de convívio entre todos os nossos familiares que agora fazem, ainda mais, parte da família LMC.
Barbara