Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Sentimentos e emoções

Desta vez, vou escrever muito pouco, pois este último encontro de formação viveu de sentimentos e emoções que não consigo exprimir de forma justa. Dividiu-se em duas partes: uma de trabalho e outra de prazer. No sábado, o tema abordado foram os “Cenáculos de Oração Missionária” orientado pelo Padre Comboniano Claudino Gomes. Transmitiu-nos como apareceram, no que consistem, qual a sua estrutura e o que poderemos fazer para assegurar o seu futuro. Continuando a parte de trabalho, acabámos de preparar a nossa participação na Peregrinação Comboniana no dia 28 em Fátima.

O domingo foi muito especial porque foi partilhado com os nossos familiares e amigos. Foi muito bom ver a família e os amigos a apoiar aqueles que estão quase de partida (incluindo eu) e aqueles que começaram este ano a caminhada. Foi uma emoção muito grande ver que partilhavam o mesmo espírito missionário, mesmo que isso implique a partida temporária do filho, ou filha, ou neta, ou amigo. Será sem dúvida uma separação dolorosa, mas nem por isso foram “egoístas” e estiveram presentes num momento tão simbólico e especial para nós. Dou graças a Deus, por não partirmos com a sua indiferença, reprovação ou em conflito!

 

Para aqueles que acabaram o primeiro ano de formação e que em Setembro vão continuar a sua caminhada para partir em missão, quero deixar uma mensagem muito simples:

Que Deus ilumine sempre o vosso caminho e oriente sempre os vossos passos! Nunca percam esse ideal missionário e nunca se esqueçam daqueles que estão em missão!...

Álvaro Gomes