Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos do Encontro – Dezembro 2005

Dedicamos o Encontro dos LMC de Dezembro à reflexão sobre “Os Actos dos Apóstolos”. Poder reflectir sobre este livro do Novo Testamento durante um fim-de-semana é com certeza muito pouco tempo e o relógio que não para foi um obstáculo à nossa reflexão mas ficou em todos nós uma vontade de continuar a descobrir toda a riqueza espiritual deste escrito verdadeiramente missionário.
Houve um grande esforço e boa vontade (por parte de todos os que puderam estar presentes), na leitura, reflexão, trabalhos de grupo e no plenário/partilha que nos ajudou a entrar na barca dos Apóstolos que imbuídos pelo Espírito Santo se sentiam com uma grande força e coragem para levar a alegria de Jesus Ressuscitado a todos os que de coração aberto acolheram a Boa Nova da salvação.
O livro dos Actos dos Apóstolos centra-se sobretudo na Acção Misteriosa do Espírito Santo que conduz a Igreja na sua acção pelo mundo. Assim com a Ressurreição/Ascensão de Jesus é inaugurado um novo tempo: o Tempo do Espírito Santo – Jesus Cristo sobe aos céus mas o Seu Espírito permanecerá nos seus discípulos que serão os continuadores da Sua Obra.
Pela força e impulso do Espírito Santo, os discípulos de hoje continuam a levar a Boa Nova do Evangelho passando por tantos lugares e terras onde deixam sementes dessa Mensagem de Amor, conforme a vontade de Jesus: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, até aos confins da terra.” (Act 1,8).
Os momentos de oração enriqueceram o nosso Encontro e contribuíram para uma reflexão mais profunda, ajudando-nos a enfrentar e a partilhar alguns medos em relação à nossa partida para a missão.

No Domingo recebemos a visita da Maria Augusta que se encontra entre nós a gozar as suas tão merecidas férias depois de mais um ano de trabalho na Missão de Muéria em Moçambique, para onde partirá de novo no dia 10 de Janeiro. Esta Leiga Missionária Comboniana falou-nos do seu trabalho na Missão partilhando connosco as dificuldades que tem enfrentado e os projectos (com as crianças e as jovens com quem trabalha) para o novo ano escolar que em Moçambique tem início no mês Janeiro.
Desejamos à Maria Augusta um bom regresso a Moçambique e que sinta sempre a presença e a força do Espírito Santo, contando também com a nossa oração.

Damos também as boas vindas à Lucília que no mês de Dezembro regressou de Moçambique. A Lucília esteve dois anos na Missão de Mangunde, onde trabalhou como professora colaborando também com grande empenho noutras actividades com os alunos da escola dessa Missão.
Em Mangunde – Moçambique, continua o Luís Andrade a sua missão por mais um ano, daqui lhe mandamos um forte abraço missionário e que tudo corra bem.