Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos do Encontro de Janeiro

Nos dias 28 e 29 de Janeiro os LMC reuniram-se para reflectir e ver acções relacionadas com a Justiça, Paz e Integridade da Criação. O tema foi orientado pelo Irmão Neto com pistas para acção concreta na nossa vida e como movimento para as questões do JPIC. Neste encontro participaram pela primeira vez a Rita Leitão e a Susana Cabete e voltamos a ter a presença de Ana e Artur Valente.
O PowerPoint apresentado pelo Ir. Neto ajudou-nos a “ver” a realidade do nosso mundo, marcado pelas injustiças e que a primeira vitima da guerra é a verdade. Em grupos reflectimos sobre o texto
“O Sonho de Deus” (faça clique no texto para o ler) seguido de uma animada partilha em grupo. Na parte da tarde procuramos acções concretas para a questão do JPIC. Para isso retomamos as “60 acções da ONU para melhorar o Mundo” (faça clique aqui para ler o texto) e meditamos individualmente nas Homilias de S. João Crisóstomo ( para ler as homilias faça clique aqui).
O tema Justiça, Paz e Integridade da Criação não se esgotou no fim-de-semana, mas é trabalho interior e exterior de cada um de nós. Deve começar por mim, por ti… ser sinal concreto de um mundo melhor.
Existe um “manual” que pretende dar a possibilidade de reflectir seriamente sobre a ordem mundial, examinando com atenção os problemas da justiça antes de passar à acção concreta.
Portanto, não se trata de um livro de biblioteca. É um manual que pretende ser um recurso para uso das comunidades cristãs que pretendam renovar-se, um instrumento de trabalho para grupos comprometidos com a transformação das sociedades, um meio de comunicação e de renovação para todos os que acreditam na dignidade e nos direitos de cada pessoa humana.
Que este manual que recomendamos se possa tornar um instrumento eficaz no seio das comunidades, dos grupos e das paróquias, para que o ministério da Justiça e da Paz seja um estímulo à renovação da consciência, da vida e do serviço daqueles que têm fé, vivem e trabalham ombro a ombro com os mais pobres deste mundo. Para descarregar o documento em Word faça clique
aqui.
Os momentos de oração e a participação na Eucaristia juntamente com o grupo de jovens Fé e Missão ajudaram a viver mais profundamente este fim-de-semana.
O desafio foi lançado toca a cada um de nós tornar realidade o Sonho de Deus…. e lutar por “novos céus e nova terra”.
Ficam
aqui algumas fotografias do último encontro.