Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

1º Encontro Europeu dos LMC

 

De 4 a 8 de Agosto, deu-se em Granada – Espanha, o 1º Encontro Europeu dos Leigos Missionários Combonianos sob o lema “LMC, Missionários para o mundo”

 

 

 Os objectivos do encontro passavam essencialmente por se possibilitar um melhor conhecimento mútuo dos LMC provenientes de diferentes países e por se aprofundar os laços de amizade e sentido de Família que nos unem, tudo isto num ambiente descontraído que desse espaço ao descanso que todos merecem nesta altura do ano.

 
Entre responsáveis, LMC’s, formandos, amigos e crianças, estiveram presentes mais de 40 pessoas provenientes das províncias de Espanha, Itália, Alemanha e Portugal. Também contamos com a presença do Pe. Jorge, MCCJ Mexicano, em representação dos Missionários Combonianos.
 
Todos os dias tivemos momentos de trabalho, partilha e convívio.
 
No que concerne a trabalho, para as manhãs, a organização preparou temas como “O caminho europeu e internacional dos LMC”, “O laicado missionário como resposta aos desafios do mundo de hoje”, “Espiritualidade laical comboniana: "o leigo em Comboni” e “Modelos de intervenção do LMC em missão”. Estes temas foram apresentados, debatidos numa partilha que se demonstrou, na maioria dos casos, muito rica. De especial interesse foi o trabalho feito em volta do Carisma Comboniano, a partir do trabalho “encomendado” ao Pe. Joaquim Valente (filho do nosso queridíssimo Casal Valente), que nos ajudou a perceber melhor “A natureza dos Carismas”, “Que dom fez Deus à sua Igreja e ao mundo em e por Comboni” e a evolução “Do carisma de Comboni ao carisma das Combonianas e Combonianos”. Igualmente interessante foi falar dos modelos de intervenção em que pudemos inclusive estar ligados por vídeo-conferência a Açailândia – Brasil (falando com o nosso Álvaro e com Xoan Carlos e esposa) e a Arequipa – Peru (“hablando” com o Gonçalo, a Isabel e os seus 2 filhos).
 
Durante as tardes, cada província apresentou a sua história e trajectória e deu um testemunho de Missão. Da nossa parte, e para o efeito, pudemos contar com um PowerPoint, preparado pelo Artur Valente apresentado pelo Pedro Moreira, e com o testemunho da Sandra Fagundes que nos falou da sua presença laical missionária ligada ao ensino na missão de Carapira – Moçambique.
  
 
No que toca a lazer, para alem dos refrescantes banhos de piscina e das refeições conjuntas, pudemos visitar a bela Catedral de Granada, o centro histórico da cidade e a fabulosa Alhambra, último reduto dos Árabes na Península Ibérica.
 
 
 
No geral penso que o encontro foi muito bom. Damos graças a Deus por nos ter concedido momentos de oração profundos e um sentido de união permanente, sobretudo com os que se encontram em terreno de Missão. As viagens correram bem e também foram oportunidade de convívio alegre e salutar entre todos.
 
 
Agradecemos o esforço dos LMC de Espanha pela realização deste evento, especialmente aos LMC da zona Sul, e agradecemos também a hospitalidade das Seculares da congregação Alianza en Jesús por Maria, que nos disponibilizaram um espaço excelente e foram verdadeiramente amorosas para connosco.
 
Ficamos à espera dum próximo encontro!
 
Um abraço a todos,
 
Pedro Moreira, LMC