Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

JORNADAS MISSIONÁRIAS - 2009

As Jornadas Missionárias decorreram em Fátima nos dias 18, 19 e 20 de Setembro, levando os cerca de 450 participantes a reflectir e estudar «São Paulo e a paixão pela Missão». Fomos convidados nestas jornadas a prolongar a acção do Ano Paulino que deixou marcas também na forma de viver na missão e em Missão.

Como é impossível todos os LMC e formandos participarem nesta actividade organizada pelos IMAG, apresento-vos em nome dos que puderam estar (Márcia, Élia, Celina, Henrique, Sandra, Verónica, Ir. Carmo e Milu), os principais temas tratados.

Os diferentes oradores conduziram-nos pelos caminhos percorridos pelo apóstolo Paulo ao longo de toda a sua caminhada judaico-cristã. O bispo D. Couto abordou o tema “As grandes intuições da Missão de S. Paulo” salientando o grande encontro de Saulo com Cristo. Vincou a forte adesão deste apóstolo a Cristo que nos diz nas suas cartas: Fui agarrado por Jesus Cristo,… O Amor de Cristo tomou conta de mim,…para mim viver é Cristo.

 

A irmã Luísa Almendra abordou o tema Missão e culturas: dialogo ou confrontação reforçando que a paz será cada vez mais fruto do dialogo e da justiça. Esse diálogo deve começar dentro de cada povo de cada cultura (intracultura) proporcionado um diálogo intercultural, de respeito e de alegria pela diferença onde Cristo esteja sempre presente como fonte de união.

         Manuel Braga da Cruz sob o tema Uma Igreja aberta ao mundo, alertou para a vocação comunitária da Igreja que é chamada a combater e contrariar o individualismo já tão visível entre os cristãos.

         S. Paulo e o evangelho na cidade foi o tema apresentado pelo Cónego António Rego, traçando um itinerário urbano feito por S. Paulo que escolheu sobretudo as cidades como grandes centros de anúncio do evangelho, procurando sempre estabelecer uma rede de colaboradores que se deixaram conquistar pelo Ressuscitado e que com entusiasmo, mas também com espírito de sacrifício, continuavam a missão iniciada pelo maior missionário de todos os tempos.

          Com o tema S. Paulo e a Missão do sec.XXI, o missionário do Verbo Divino José António da Silva também percorreu connosco alguns momentos fortes da caminhada de S. Paulo e salientou sua grande influência, na missão de hoje que reflecte três rostos predominantes: um rosto laical, um rosto feminino e um rosto multicolor. Dizia-nos ainda que a Igreja uma só missão: prolongar no mundo esse diálogo entre Deus e a humanidade.

         O Missionário Adélio Torres Neiva apresentou-nos o Itinerário Espiritual da Missão em S. Paulo com a beleza da dimensão contemplativa da Missão. A Santíssima Trindade é sempre a fonte da Missão e dizia-nos ele que: O Espírito Santo parte connosco para a Missão e traça o nosso itinerário, tal como na caminhada missionária de S. Paulo, por isso somos todos chamados a viver a presença constante de Deus, dando espaço a que o Espírito se manifeste em nós para sermos verdadeiros missionários.

         Os painéis tiveram uma vertente mais concreta e no painel de Sábado foram apresentadas e promovidas iniciativas missionárias como o Curso da Missiologia que decorreu no mês de Agosto, o Guião para a vivência do “Outubro Missionário” e o Projecto “Missão 2010” na diocese do Porto que inclui uma série de iniciativas a culminar com o Congresso Missionário nesta diocese, iniciativas que foram apresentadas como exemplos a seguir para um maior compromisso evangelizador. No painel de Domingo foi dado espaço a três leigas de diferentes congregações e organismos, para nos darem o seu testemunho de Missão e nos falarem de projectos em que estão envolvidas.

No sábado à noite houve tempo para o habitual convívio que foi muito improvisado e animado, onde todos os que quiseram se divertiram e conviveram.

As jornadas terminaram com a Eucaristia no Domingo à tarde onde foram enviados missionários de diferentes congregações (padres, irmãs e leigos) e o movimento dos LMC esteve muito bem representado pela Márcia, enviada para o coração de África. Foram realmente umas Jornadas multicores pois estiveram missionários dos diferentes continentes e para todos esses continentes foram enviados missionários.

 

Ficámos nesse fim-de-semana em Fátima, na casa dos Missionários Combonianos e agradeço às nossas amiguinhas Márcia e Élia que aí se encontravam, em Comunidade P.I. (Preparação Imediata para a partida da Márcia), e que, tão bem nos receberam preparando a nossa chegada para todos vivermos mais intensamente e em espírito comunitário as Jornadas Missionárias.

 

 

 

 

                                                                                                                                                       Milu

Colaboradora LMC

 


2 comentários

Comentar post