Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Noticias de Agosto

De 11 a 18 de Agosto realizou-se um retiro da Família Comboniana em missão do centro e Sul de Moçambique, no Centro Marera, em Chimoio. O retiro foi orientado pelo Pe. Alfredo Neres, que trabalha em Kinshassa e que este ano foi condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, em representação do trabalho missionário realizado.

O tema do retiro foi “A nossa vida missionária no seguimento de Cristo à luz de S. Paulo e Comboni”. O retiro foi muito interessante e deu para recarregar energias tanto espirituais como físicas! Destaco algumas ideias apresentadas, para vocês também reflectirem:

- Um médico que coloca os seus doentes no centro da sua vida, no dia que não puder exercer a sua profissão, a sua vida deixa de ter sentido. Enquanto que, se pusermos Deus no centro da nossa vida, tudo terá sempre sentido.

- Pecado é uma ruptura e destrói o que Deus quer do homem e da mulher (amizade com Deus, com os outros, com as criaturas e, sobretudo, uma harmonia interior).

- Quando há sintonia entre a nossa vontade e a de Deus, sente-se paz, bem-estar e tranquilidade.

- “Quem crê em mim, também fará as obras que eu realizo … e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai” , Jo 14, 12-14 e ver também Jo 16, 23-24.

- Maria foi o primeiro sacrário da história para o Filho de Deus.
- Formamos um corpo místico através do Baptismo e da Eucaristia.

            - “Sendo a oração o meio mais seguro e infalível para ter êxito nas obras de Deus” (Escritos de Comboni Nº 2624). 

 

O mês de Agosto também foi especial porque estiveram connosco o casal Valente e a Lucília! Para quem não conhece, o casal são os primeiros LMC portugueses, e a Lucília também é uma LMC que esteve 2 anos a trabalhar em Mangunde.

Foi com uma enorme alegria que os recebemos e agradecemos a sua presença amiga!

Espero que a viagem tenha sido do agrado de todos e que tudo tenha corrido bem!

 

Recebemos ainda a visita de umas jovens de nacionalidade portuguesa e italiana, que fazem parte de um grupo que esteve a trabalhar 1 mês em Moçambique, do qual fazia parte a Joana do grupo Fé e Missão!

Estas jovens mostraram bastante interesse na vida dos leigos. Espero que voltem e que fiquem em missão mais tempo!

 
Até breve!
Vânia Costa
LMC - Moçambique

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.