Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos do Encontro de Novembro - Sacramentos e experiência sacramental

          Olá amigos LMC .

Uma pequena partilha, sobre a riqueza adquirida no caminho do Leigo Missonário Comboniano, na sua preparação para a missão.

Ser Leigo, add gentes, é um sacramento de vida. Leigo missionário é ouvir o grito de um povo para a libertação, é quando a presença deste ajuda esse povo na edificação de uma escola, hospital, catequese, uma igreja, água, luz e lhe consegue mostrar as boas alegrias de viver com o que Deus nos oferece e com o amor de Deus.

Em todos os actos e acções em que os Leigos se empenham, só são possíveis porque, todos eles são actos concretizados por Deus em Deus.

Assim e só assim o sacramento pode existir, quando é visto a partir e à luz de Deus. Ser Leigo, não tem a ver com o que vamos levar, mas sim com o que trazemos de volta. Não podemos ser indiferentes ao que nos rodei, mas antes criar laços com aqueles com quem nos deparamos na missão, deixando-os entrar na nossa vida. Nós temos de fazer de cada pessoa, que contacta connosco, única e especial. 

É assim uma comunhão de união, que iremos cativar e ser cativados, tornando assim a relação – Leigo Missionário versus Add Gentes – única para assim podermos experimentar a vida sacramental. Como exemplo deixo uma frase do Pequeno Principezinho.

“Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativaste ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.»

 

Um abraço para todos com Deus no meu coração

 
Zé Manel