Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

3º encontro americano dos LMC

 
 
 
"Os seguidores de Comboni devem trabalhar
contemplando e testemunhando a Jesus crucificado"

 

Os coordenadores dos Leigos Missionários Combonianos (LMC) do continente americano estarão reunidos de 15 a 20 de Setembro, em Guatemala, para partilharem o caminho feito ao longo dos últimos anos, reflectirem sobre cada uma das realidades e experiências que estão a viver, e para traçarem estratégias para o futuro. São 20 participantes, entre os quais sete sacerdotes e uma religiosa, e mais de uma dezena de leigos guatemalenses que participam apenas em algumas actividades.

 

Os leigos e os religiosos missionários que coordenam os LMC nos diversos países das circunscrições combonianas da América – Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos da América, Guatemala, México e Peru –, depois dos encontros continentais de 2010 e 2012, estão reunidos pela terceira vez na Casa Comboni, na Cidade de Guatemala.

 

 

 

O documento de trabalho apresenta sete áreas temáticas que irão ser debatidas pelos participantes ao longo do encontro: o sentido de pertença, a estrutura e a coordenação, âmbitos de compromisso missionário, administração e economia, comunicação e trabalho em rede, conteúdos e processos de formação, e estrutura e conteúdo do directório dos LMC de cada uma das circunscrições. Cada tema parte das conclusões das assembleias e encontros já realizados, define alguns objectivos a atingir, e coloca perguntas para facilitar os debates e ajudar a encontrar propostas concretas.

 

Cada coordenador apresentará o seu grupo e as suas actividades, sublinhando os sucessos obtidos e as dificuldades encontradas.

 

 

O encontro iniciou com as palavras de boas-vindas por parte dos anfitriões: o P. Víctor-Hugo Castillo Matarrita, superior da Província da América Central, o P. Máximo Huamán Inga e o Oscar E. Rosales, coordenadores dos LMC de Guatemala. Seguiram-se as intervenções breves do P. José Manuel Baeza Gama, superior provincial da “North American Province” (NAP) e coordenador do sector a nível do continente, e dos dois membros da comissão central, do Alberto de la Portilla e do P. Arlindo Pinto.

 

Este leu a mensagem que o P. Antonio Villarino, assistente geral, escreveu para os participantes do terceiro encontro americano dos LMC. “Espero e peço a Deus para que vocês, nesta assembleia, – escreve o P. Villarino – consigam clarificar e aprofundar o que significa ser LMC na América e dar um novo impulso à força do nosso carisma comboniano no Continente”.

 

 

Na homilia da Eucaristia de abertura do encontro, no dia 16 de manhã, o P. Víctor-Hugo sublinhou que os seguidores de Comboni devem trabalhar contemplando e testemunhando a Jesus crucificado.

 

Fonte: comboni.org