Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Eucaristia e Missão

A Susana Vilasboas comparte connosco as suas impressões e reflexões acerca das Jornadas Missionárias realizadas em Fátima.

"O tema das Jornadas Missionárias deste ano era realmente aliciante: Eucaristia e Missão!

No entanto, conforme os sub-temas iam sendo apresentados, senti que o grande tema das Jornadas não estava totalmente correcto... Para mim, tratava-se de um problema de acentuação, pois, debate após debate, ia chegando à conclusão que não se estava a falar de Eucaristia e de Missão como duas coisas independentes e isoladas, antes, falava-se da Missão da Eucaristia e, sobretudo, que celebrar verdadeiramente a Eucaristia é, sem dúvida, ser Missionário.

Assim, no fim destas Jornadas Missionárias, conclui que o grande tema não deveria ser “Eucaristia e Missão”, mas, “Eucaristia é Missão”!

Bem dizia, na sua conferência, o Pe. Vítor Feytor Pinto que “a mesma boca que nos disse: Tomai e comei, isto é o Meu corpo... Tomai e bebei, isto é o Meu sangue... é a mesma boca que disse: Tudo o que fizeres a um destes mais pequeninos é a Mim que o fazeis !” De facto, ficou bem claro nestas Jornadas, que não podemos separar o Cristo recebido na comunhão do Cristo que se cruza todos os dias connosco na pessoa do irmão!

Portanto, se é pela Eucaristia que recebemos o corpo e sangue de Jesus Cristo, é também pela Eucaristia que nos comprometemos e nos tornamos responsáveis pela Vida do nosso irmão. A partilha do pão da Eucaristia deve ser tomada como exemplo e força para a partilha do nosso coração com toda a humanidade. Viver a Eucaristia não é apenas estar na missa ao Domingo... Viver a Eucaristia é trazer o pão e o Amor, vivido na Última Ceia de Jesus Cristo, e partilhá-los, todos os dias, com todos os que se cruzam connosco.

Assim, para mim, o verdadeiro temas destas Jornadas Missionárias seria mesmo “Eucaristia é Missão”, pois, viver verdadeiramente a Eucaristia é celebrar, com todos, a partilha do Amor e do pão."

 

 

Autora: Susana Vilasboas