Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Aventuras da missão

Olá amigos!

 

Estamos, actualmente, aqui em Mongoumba, com cerca de 20.000 refugiados congoleses. Estes partiram das suas casas não para fugir de um conflito concreto, fugiram com medo. Na verdade, existiram algumas situações de conflito a quase 300km de suas casas, mas não é bem disso que eles fogem. Eles ouviram dizer que há um feiticeiro que se move só com o pensamento e que mata indiscriminadamente à sua passagem e que, segundo alguns ouviram dizer, iria vir às suas aldeias…

 

 

Neste momento, como para as ONGs é impossível de saber quem são os refugiados e quem são as pessoas da nossa aldeia, começaram a distribuir mais ou menos tudo por toda a gente. Assim, ninguém trabalha os campos e todos tentam aproveitar o mais possível desta situação.

 

 Pois é, eles abandonaram as suas casas trazendo tudo com eles. O problema é que, já decididos a regressar, viram chegar a Mongoumba ONGs e organismos humanitários cheios de comida, roupas e medicamentos para lhes distribuir gratuitamente. Claro, numa situação destas, todos abandonaram a ideia de regressar e, neste momento, estes organismos servem de chamariz para todos os que ousaram ficar do outro lado da fronteira.

 

 

 

Continue a ler aqui

 

 

Susana Vilas Boas
LMC – Mongoumba

 

1 comentário

Comentar post