Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Educação: O futuro adiado

Todos sabemos que existem áreas fulcrais em qualquer governo de qualquer país. Economia, saúde, justiça e educação, serão talvez as mais importantes. Pois Moçambique não foge á regra. É ainda uma democracia muito jovem e está a tentar implementar as medidas possíveis e que acha adequadas para o seu desenvolvimento. E porque é na educação que se joga o futuro de um país, que hoje aqui faço uma reflexão sobre o tema.

 

Cada país possui  a sua própria grandeza. Como Moçambique não é nenhum líder mundial nem em petróleo, nem em pepitas de ouro, muito menos em jazigos de diamantes, a sua única grande riqueza é o povo que é e aquilo que os torna únicos: vitoriosos. Mas agora tenho dado por mim a pensar onde andará a coragem que destruiu as amarras do colonialismo.

Será que já não são capazes de lutar contra os obstáculos que hoje enfrentam, por exemplo, a pobreza, as hecatombes mentais e naturais, o analfabetismo generalizado, a corrupção, o“lambebotismo”, o preconceito, a inércia? Todos estes males só podem ser resolvidos com uma educação responsável, uma vez que a educação é um dos pilares fundamentais de uma sociedade. Quando num país a educação é fraca, isso reflecte-se na qualidade de vida do seu povo.

"Batuques da Savana"

Carlos Barros

LMC - Carapira

 

Continue a ler aqui