Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

3º Encontro da FEC: "AS TENTAÇÕES DOS MISSIONÁRIOS"

No fim-de-semana de 6 e 7 de Março, os formandos LMC tiveram o seu terceiro encontro da FEC, em Fátima.

O tema central foi o diálogo inter-religioso, mas houve uma temática abordada que me despertou a atenção: as Tentações dos Missionários.

 

Ao que parece … existem três tentações missionárias: Tentação Colonial, Tentação Turística e a Tentação da Eficácia Imediata.
A primeira das tentações: a Colonial, caracterizou a Missão no passado! Os missionários procuravam transformar os povos e culturas à semelhança da sua cultura europeia. A ideia de salvar todas as pessoas e usar todos os meios para tal teve um efeito muito negativo, mas foi uma das tentações da Missão que durante muito tempo teve em voga e que inclusive teve a bênção Papal, pelo Papa Nicolau V.

Os missionários vistos como detentores de uma cultura superior e ideal, carregavam orgulhosamente esta bandeira e a hasteavam por onde passavam, com orgulho e entusiasmo.

Infelizmente esta é uma ideia que ainda hoje permanece entre muitos missionários, e muito embora tenha caído por terra à muito tempo, continua a ser uma das mais terríficas tentações.

 

A tentação Turística, parece anedota mas tem o seu fundo de realidade, é que ainda hoje se confunde muito a ideia da Missão com a vontade de explorar novas culturas e conhecer novos povos e os seus secretos mundos. É uma tentação à qual muitos se permitem, confundindo o verdadeiro sentido da Missão.

 

Por último, e não menos difícil de resistir e de cair, é a da Eficácia Imediata, o de querer resolver tudo depressa e bem. É claro que isto de ir para um país e de procurar resolver tudo é um completo absurdo, pois não somos propriamente super-heróis! Há que ser humilde, tal como Jesus o foi, quando se trata de falar do Reino do Pai. Missão não é de todo resolver todos os problemas da Humanidade, se o assim fosse creio já não ser necessários missionários, pois andamos nestas andanças para lá de mais de seis séculos e muitos mais havemos de ter pela frente pois os povos, incluindo nós, estamos em constante aprendizagem e sedentos da humanidade de Cristo.

 

Estas são as três tentações às quais devemos procurar resistir quando nos propomos a seguir as pegadas de Cristo, sim porque é ELE o principal objectivo da Missão!

 

por Henrique Torres

 

3 comentários

Comentar post