Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

4º Encontro da FEC: "Relações Humanas e Vida em Grupo"

   Nos dias 24 e 25 de Abril realizou-se mais um encontro da FEC, o 4º, e desta vez na Casa dos Missionários Combonianos, em Coimbra.

  

   O tema foi Relações Humanas e Vida em Grupo orientado por José Luís Gonçalves, director da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

   O encontro teve como principal objectivo conduzir-nos num processo de autoconhecimento e de conhecimento do outro, promovendo o respeito pela diferença e pela capacidade de escuta/diálogo, no contexto da vida comunitária. Tendo assim dois momentos:

   1) A relação comigo

   2) A relação com o outro

  

   No primeiro momento fomos levados a responder: “O que necessito mudar para ser bem sucedido no Voluntariado Missionário?”, através de dinâmicas e reflexões que nos levaram a momentos de partilha muito rica. Uma das dinâmicas “Espaço em que nos movemos”, realizada no exterior, mostrou-nos a importância da definição de objectivos e que, para uma boa definição destes, é necessário conhecer as nossas motivações. Mostrou-nos ainda que, estes são sempre enquadrados nas crenças e valores adquiridos ao longo da vida.

   No segundo momento procuramos responder: “Comunico imagens mentais positivas? Ponho-me no lugar do outro?”. Aqui referiu-se a importância de respeitar o espaço e as diferenças do outro. E que toda a relação deve ser construtiva, o que nos leva a ver a importância de usar positivamente o feedback na comunicação, utilizando imagens mentais positivas.

  

   A manhã de Domingo foi um tempo de partilha, no qual Sónia Pinho (ORBIS – 1 ano no Brasil) e Joana Pedro (Voluntariado Espiritano – 1 ano em Moçambique) deram testemunho das suas experiências de vida em missão.

 

 por Liliana Ferreira