Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Curso de Missiologia

   Na semana de 23 a 28 de Agosto, as LMC's Celina, Élia, Liliana e Liliane participaram no Curso de Missiologia em Fátima.

   No curso, foram apresentados os seguintes temas:

   - Evangelização na Época dos Descobrimentos

   - A Evangelização e as Culturas – Os Desafios da Inculturação

   - A Missão nos Actos dos Apóstolos

   - A Mulher, Sujeito e Destinatário da Missão

   - A Espiritualidade Missionária.

 

  

   Em síntese, destacam alguns dos conteúdos tratados.

   Na história da Igreja o Espírito Santo aparece como:

   - aquele que impele à missão e nos convida a sermos evangelizadores alegres na aceitação da vocação,

   - aquele que nos convida a sair de nós e partir ao encontro do outro.

   Na nossa vida quantas vezes o Espírito nos convida à acção e nas nossas incertezas e receios nos limitamos a não fazer nada, a não aceitar… a adiar… Mas o encontro com Jesus provoca sempre uma mudança que não nos deixa indiferentes ao Seu testemunho de entrega, de uma vida de confiança que tudo suporta no Amor do Pai. E nós que fazemos?

   Jesus quer discípulos e não admiradores, por isso a exemplo dos Apóstolos, devemos aceitar o desafio que permanentemente nos faz e sem medos partir ao encontro do outro quer seja no local onde vivemos ou num país distante (ad gents). Ao Partir devemos estar conscientes que a missão só é possível no respeito e na entrega, no estar junto às pessoas também com o coração (Permanecer) para assim nos sentirmos em casa (Pertencer).

 

   Na missão ad gents vamos encontrar culturas e pessoas diferentes, deparando assim com um novo desafio, o desafio da Inculturação, que consiste em conhecer e aceitar a cultura local no seu todo sem perdermos as nossas referências e assim potenciar o que tem de bom e criticar o que está mal tendo sempre em vista o que nos diz o Evangelho.

 

   Esta semana foi enriquecedora e ajudou-nos a ter uma visão mais aprofundada sobre a Missão. Mostrou-nos a importância de vivermos a nossa fé de uma forma mais consciente, mais dedicada e com maior empenho, fortalecendo o desejo de aceitar a proposta que o Espírito nos faz e sem vergonha “darmos a cara” por Cristo.

 

por Élia e Liliana

1 comentário

Comentar post