Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

VOLUNTARIADO NO CENTRO JOÃO PAULO II

   No dia 6 de Setembro às 9 horas encontrávamo-nos à porta do Centro João Paulo II, depois de uma grande caminhada, preparadas para iniciar duas semanas de voluntariado junto de pessoas com deficiência profunda.

 

   Fomos recebidas pela responsável do voluntariado, Dra. Maria de Jesus, técnica do serviço social, que nos recebeu de forma calorosa. Começou por nos fazer uma breve descrição da instituição, do tipo de residentes que acolhe e do que se espera do voluntário. Seguiu-se uma visita às instalações e por fim fomos encaminhadas para a residência 401.

 

   Os primeiros dias não foram fáceis! Por muito que sentissemos que estavamos preparadas, a carga psicológica do contacto diário com pessoas portadoras de deficiência só foi ultrapassada com muita oração e partilha.

Desde o primeiro dia colaboramos com as funcionárias nas tarefas da residência tendo em vista o bem estar das meninas (residentes), desde fazer as camas, ir à lavandaria e levar o lixo até ajudar nos banhos e dar as refeições, procurámos «estar» com e para cada uma delas através de: um carinho, uma canção, um passeio...

 

 

   “Achava que Deus não existia, depois de muito procurar não o encontrei… vim aqui e numa cadeira de rodas encontrei-o sozinho, toquei-o, cuidei-o e cantei-lhe, mas o melhor de tudo é que Deus me beijou.” Alberto (Voluntário de Espanha).

por Élia e Liliana