Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

"ESPERANÇA"

   "...Alegra-te e rejubila de todo o teu coração... O Senhor, teu Deus está no meio de nós como poderoso Salvador!

   Ele exultará de alegria por causa de ti, ele te renovará pelo seu amor...”

 

   Foi assim num Espírito de verdadeira Alegria e Esperança porque o Senhor, nosso Deus, está no meio de nós como poderoso Salvador e nos renovará pelo seu amor, que nos encontramos nos dias 17 e 18 de Dezembro na Casa Comboniana de Coimbra. Fomos todos convidados e muitos estivemos presentes: LMCs, formandos e colaboradores deste nosso movimento de leigos que procuram viver os ideais missionários de S. Daniel Comboni. Aqueles que por diferentes motivos não puderam estar connosco fisicamente, tivemo-los presentes nos momentos de oração e de um modo especial, os nossos leigos que estão em missão.

   O Pe. Júlio, missionário comboniano, esteve connosco ajudando-nos reflectir sobre a Esperança. Esta verdadeira Esperança requer a confiança que nasce do conhecimento e da relação de intimidade que estabelecemos com Aquele que nos promete e nos concede a verdadeira vida. A confiança nasce do Amor.

   No tempo actual, como poderemos acreditar e esperar tantas vezes contra todas as evidências? Contra todas as tendências? Contra todas as forças contrárias?  …

   Porque Aquele que nos promete é fiel. Aquele que nos promete é o Verbo de Deus e a sua Palavra é Palavra de Vida.

   Temos a nossa história pessoal, que nos garante o cumprimento das promessas de Deus nos momentos mais incríveis e da nossa vida! E como garante (se porventura ainda duvidássemos) temos Maria, a nossa Mãe e mãe de Jesus. Ela amou, acreditou, confiou, esperou e viu cumpridas as promessas que lhe foram feitas.

   Ela deu-nos JESUS, O FILHO DE DEUS! Que aceitou a missão de vir viver connosco para nos dar a conhecer o amor do Pai!

   Jesus é a concretização da PROMESSA!

   Assim, a vivência de uma esperança autêntica, dinâmica, que impele á acção, só acontece se acreditarmos naquilo que esperamos e Naquele que nos promete e fortalece.

 

   No Sábado à tarde quisemos partilhar essa Esperança que nos anima, com as crianças que se encontram hospitalizadas no Hospital Pediátrico de Coimbra. Levávamos no bolso canções e jogos para alegrar estes meninos, mas bastou a nossa presença e conforto para eles e para os familiares, que vivem o problema dos seus filhos de uma forma tão sofrida. Sentimo-nos pequeninos perante algumas crianças que são verdadeiros testemunhos, que se mostraram tão frágeis e ao mesmo tempo tão fortes no seu sofrimento e na forma como encaram e valorizam a vida.

   Ainda no Sábado tivemos uma prendinha: cinema para todos, a vida de Sta Bakhita que surpreendeu pela qualidade do filme e pelo testemunho de vida, de coerência, de simplicidade e de santidade... Bakhita, uma vida africana tocada e escolhida por Deus para abanar as certezas e preconceitos desta nossa Europa.

 

   No Domingo descemos até à Santa Casa Misericórdia onde celebramos a Eucaristia com os idosos e pessoal da casa. Foi em espírito de comunhão com estes nossos irmãos que à sua maneira e com bastantes limitações celebraram connosco a Eucaristia natalícia.

   Neste encontro houve tempo para tudo: rezar, reflectir, partilhar, conviver e fortalecer a nossa esperança, o nosso compromisso missionário, para assim vivermos o ano novo em maior união e oração.

   Um Bom Ano 2011, constantemente com Jesus e cheio de Esperança.                                                    

                                                                           por Guilhermina e Milu