Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Curso de Espiritualidade Missionária 2011

   No fim-de-semana de 18 e 19 de Junho realizou-se mais um Curso de Espiritualidade Missionária na Maia, e foi tão bom que não resisto a partilhar o que vivi.

   O Tema do Curso era “Empenho laical à luz da carta pastoral “Como eu vos fiz, fazei vós também – Para um rosto missionário da Igreja em Portugal”. Aqui, a Drª Liliane , com uma pedagogia simples e atraente, destaca a corresponsabilidade dos Leigos na “resposta” da Igreja a Deus e aos Homens.

   

   O trabalho dos “Leigos em Missão”esteve a cargo da nossa Maria Augusta e de um casal de leigos da Consolata. Foi um momento de reflexão e partilha muito bom. Ficou patente que só um grande amor a Deus e aos irmãos pode operar as maravilhas que em terras de missão foram fazendo.

   No segundo dia o P. Vítor Dias, com a garra que lhe é peculiar, falou-nos de “Comboni, animador missionário. Pistas para a animação missionária hoje”. Deu-nos então boas pistas para a animação que é urgente fazer. De Comboni disse coisas maravilhosas, mas aqui ressalto apenas a curiosidade de que Comboni passou 8 anos da sua vida de missionário em África e 16 na Europa. Como pistas convidou-nos a fazer uma animação missionária eficaz, credível, convincente e integradora.

  

   Os momentos de oração criados, quer pelas Irmãs Combonianas, quer pelas Seculares Combonianas, foram momentos altos do Encontro.

Houve ainda tempo para jogos e mensagens enviadas, quer como provocação – desinstalação, quer como apelo à união com a oferta duma pulseira feita com fios frágeis; mas, que unidos, ninguém os partia.

 

   O passaporte para o nosso empenho foi dado na homilia da Eucaristia presidida pelo nosso Provincial.

por Ana Valente