Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Apelo comboniano a favor da África

 

Roma: quarta-feira, 3 de Agosto de 2011
Os bispos missionários combonianos, o Superior Geral e a Superiora Geral dos dois Institutos Combonianos, reunidos em Jerusalém de 21 a 30 de Julho, movidos pela situação dramática em que vive a maioria das populações africanas, decidiram no fim do encontro elaborar um comunicado a favor do Continente africano, flagelado e enfraquecido pela fome, guerras, violências, pobreza, doenças, prepotências e outras injustiças.

 

 

Deste apelo, destacamos o seguinte trecho:

 

"Ninguém pode fechar os olhos sobre o que está a acontecer nas terras africanas. Tudo é baseado na mentira. Sistemática é a falta de informações sobre o que está a acontecer no sector da exploração mineira e da provisão dos recursos.

 

Desconcertante é o desprezo pelas condições de vida cada vez piores das populações que estão presentes no local. Arrogantes e violentas são as expropriações selvagens das terras, em detrimento especialmente dos mais pobres como os camponeses. Numerosos são também os conflitos de terras e sociais com frequentes perdas de vidas humanas. Gradual é o desaparecimento dos valores da solidariedade em benefício do lucro individual, desenfreado e não regulamentado. Impressionante é o aumento da corrupção a todos os níveis, prejudicando e subvertendo a mentalidade das pessoas."

 

 

A leitura integral do texto pode ser feita em: http://www.comboni.org//contenuto/view/id/105564