Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Emergência no Sul da Etiópia

Recebemos notícias de Mark Banga e sua esposa Maggie, casal LMC que trabalha na Etiopia.

Embora a notícia tenha já uns dias, é publicada para sensibilização e chamada de atenção para uma situação de emergência que continua a precisar da nossa oração e de todo o apoio que possamos dar.

 

 

 

 

Roma, sexta-feira 2 de Setembro, 2011
Mark Banga, Leigo missionário Comboniano), trabalha com a sua esposa Maggie no Sul da Etiópia, e envia-nos uma actualização acerca dos programas de emergência que estão a ser implementados pelo Vicariato de Awassa, onde muitos missionários Combonianos estão presentes.

" Desde Julho - escreve Mark – temo-nos esforçado para avaliar a intensa crise humanitária da diocese. Felizmente, a situação não é tão desesperante como na Somália, mas está a deteriorar-se rapidamente. A área mais afectada no Vicariato é a do povo Borana, no sul do país."

 

Mark descreve como o programa de emergência é organizado.

"Faço parte da equipa de emergência a quem foi pedido o planeamento da resposta da Igreja Católica através da Secretaria Católica de Awassa e do gabinete de coordenação principal para o Vicariato. Outra LMC, Tracy Doyle, chegou recentemente à província e também faz parte desta equipa. Concluímos e participamos em três avaliações diferentes das necessidades, e agora temos finalizado o nosso plano para começar a implementar três programas de emergência a muito curto prazo."

Mark continua: "Somos um pequeno grupo de três LMC’s aqui na Etiópia, e Deus tem-nos guiado de alguma forma (ou empurrado) para darmos resposta a esta crise. A minha esposa, Maggie, é profissional de saúde e vai para a zona de Borana nos próximos dois meses para ajudar no lançamento de programas de alimentação de emergência a crianças e mulheres grávidas através do centro de saúde de Dadim. As irmãs Irmãs da Caridade, religiosas que ali trabalham, são verdadeiramente maravilhosas e têm uma grande tarefa pela frente, pelo que pediram à Maggie para as ajudar. Quanto a mim e a Tracy, vamos continuar a trabalhar na parte administrativa e de gestão aqui de Awassa".

No seu relatório, o LMC exprime a sua gratidão pelas doações recebidas e agradece a todos os esforços feitos até agora para ajudar os nossos irmãos e irmãs necessitados. "Temos recebido apoio dos nossos benfeitores e doadores, e neste lado da Missão, sentimo-nos muito encorajados. Deus tem realmente vindo a dar os recursos necessários para alcançar aqueles que mais precisam."

Em http://www.comboni.org//contenuto/view/id/105608, podem encontrar em anexo o documento que dá uma actualização completa sobre a situação e os desafios que as nossas comunidades enfrentam, bem como os programas para a emergência.

 

Fonte: www.comboni.org