Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Crescer na confiança

 

 

Estou a dar formação de informática desde Janeiro e a iniciar este mês o 3º grupo de 2 turmas de 10 alunos cada. Estes alunos na maioria são estudantes e desempregados que aproveitam o seu tempo livre para reforçar a sua formação, pois num meio onde o mercado de trabalho é reduzido e vendo as necessidades do tempo actual é sempre uma mais valia ter conhecimentos informáticos.

 

Foi e está a ser um grande desafio o curso de informática, organizá-lo, prepará-lo e dar a formação, uma experiência nova, mas que aceitei de coração aberto. De inicio tive algumas dificuldades em me adaptar já que não estava habituada a passar tanto tempo fechada numa sala, o meu trabalho sempre foi ao ar livre... Dar aulas é algo que nunca tinha feito, mas à qual me empenho e dedico e como só sabia o básico tive de estudar muito para melhor poder ensinar. É interessante comprovar que na Missão não só se ensina como também se aprende.

 

Quando iniciei tinha algum receio em expor-me na aula, mas com o tempo a confiança foi crescendo e hoje já me sinto á vontade perante os meus alunos, procuro desde inicio tratá-los pelo nome, pois cria relação. Ao longo destes meses já passaram pela sala 41 alunos e cada um deles me marcou e marca de alguma forma, pela sua história de vida, pelo seu empenho na aula ou mesmo pela sua falta de concentração natural... No final do curso pedem uma festa para a entrega dos certificados, mas isso deixo ao critério de cada turma, então há sempre um bolo para partilhar e muita alegria para festejar, discursos e muito carinho, afinal de contas é também o momento da "despedida".

 

Nunca pensei vir a gostar tanto de ensinar, mas Deus sabe o que temos para dar e prepara o nosso caminho, a mim conduziu-me ao ensino e assim me tem ajudado a crescer na confiança e a ultrapassar o medo de falar perante um grupo, por isso vou continuar entregar-me aos desafios que Ele propõe, abraçando a Cruz como força divina que edifica a minha fé e me leva a caminhar.

 

 

 

Liliana Ferreira, LMC 

lilapt@yahoo.com

Fonte: Batuques da Savana

 

1 comentário

Comentar post