Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Formação do Voluntariado Missionário na casa dos Combonianos em Coimbra

  

 

Os Leigos Missionários Combonianos fazem parte da Rede de Voluntariado Missionário da Fundação Evangelização e Cultura (FEC).

Este mês tivemos o gosto de acolher, na casa dos Missionários Combonianos de Coimbra, a 2ª Sessão do Plano anual de formação daquele organismo contando com muitos participantes vindos de vários Movimentos que partilham connosco o desejo de anunciar Jesus Cristo para além fronteiras.

A experiência foi enriquecedora pelos conteúdos e pela partilha.

Deixamos aqui o artigo retirado do site da FEC referente àquele fim de semana. 

 

 

Mais uma formação VM cumprida


Nos dias 14 e 15 de Janeiro realizou-se a 2ª Sessão do Plano Anual de Formação da Rede de Voluntariado Missionário, em Coimbra, na Casa dos Missionários Combonianos.  Esta formação contou com 54 voluntários, ligados às entidades que fazem parte da Rede de Voluntariado Missionário da FEC, e que se preparam para partir em missão.  

 

  
A sessão teve como tema “Voluntariado e Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento”, tema esse que pareceu despertar a curiosidade dos formandos que ao longo da formação se mostraram muito participativos e com forte sentido interventivo. Os formadores responsáveis pelos blocos formativos de sábado foram La Salete Coelho, do Gabinete de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento (GEED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Miguel Filipe Silva, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

  

A sala de formação gentilmente cedida pelos Missionários Combonianos de Coimbra esteve sempre muito composta e cheia de formandos muito interessados. O grande objectivo da sessão de formação foi a reflexão sobre “os paradigmas do desenvolvimento – predominâncias e alternativas” mas também a identificação objectiva dos desafios da cooperação para o desenvolvimento com os quais os voluntários serão confrontados no terreno.

 

Depois do jantar convívio, todo o conhecimento adquirido durante o dia foi enriquecido pelo testemunho de Susana Vilas Boas, Leiga Missionária Comboniana, que esteve cinco anos na República Centro Africana em missão e partilhou com os presentes a experiência vivida. Foi extraordinária a sua partilha, mostrou vídeos e fotografias do terreno e do seu trabalho junto das comunidades de pigmeus que são discriminados e tratados de forma desigual pela restante comunidade. A sua paixão pelo voluntariado e sentido de missão inspiraram todos os presentes.

 

No domingo, falou-se sobre “o papel do voluntário cristão no desenvolvimento”, numa sessão orientada por Ana Leite, Paula Meireles e Isménia Silva dos Leigos para o Desenvolvimento. Entre dinâmicas e trabalhos de grupo, ligaram-se os desafios da cooperação e desenvolvimento às especificidades da perspectiva cristã nas missões de voluntariado e também foram transmitidos os principais pilares da Doutrina Social da Igreja. Para terminar “em grande” foi celebrada uma Eucaristia presidida pelo Pe Paulo Emanuel, dos Combonianos, seguindo-se o almoço e as despedidas.

 

  

 

Fonte: http://www.fecongd.org/