Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Encontro dos LMC Brasil

Recebemos correspondência dos LMC do Brasil, partilhando o resumo de um encontro que tiveram nos dias 11 e 12 de Fevereiro.

Agradecemos o gesto e alegramo-nos por ver que o Espírito tambem sopra nos seus corações e, tal como nós, procuram fazer caminho rumo à vontade do Senhor.

Deixamos aqui expresso um abraço fraterno com votos de que nunca desanimem de serem testemunhas de Cristo no mundo.

Publicamos aqui a partilha enviada.

 

 

 

 

"...pudemos perceber a Missão como partir, relação, proximidade, estar com o povo, chegar aos desafios (...) abrir-se, ampliar horizontes, pôr-se a caminho, partilhar a fé e a vida, ser pequeno sinal, estar no fundo do quintal,..."

 

Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012 aconteceu o Encontro Anual dos Leig@s Missionári@s Combonian@s brasileiros. Vivemos um momento privilegiado de troca, partilha, convivência e celebração dos 15 anos de criação da Associação Leigos Missionários Combonianos.

 

Na manha do dia 11, demos início ao nosso encontro rezando o texto de Mt. 5 com as Bem-aventuranças e trazendo presente as diferentes realidades nas quais estamos inseridos.

Dedicamos um momento para nos acolhermos uns aos outros. A Cristina fez a acolhida oficial aos presentes, agradeceu o empenho e a presença de cada um e apresentou os objetivos do encontro a ser construído a partir da contribuição de cada LMC.

Iniciamos com a leitura da carta enviada por Flávio Schmidt, LMC presente na Comunidade LMC Internacional de Carapira/Moçambique. Lemos a carta enviada por Scharliman Lobo que pretende regressar ao grupo a partir de junho. Fizemos lembrança dos Grupos de Apoio e amigos que estão em comunhão e intercessão por este encontro. 

 

"Percebemos alguns perigos: perder a profecia, ser menos exigente com o passar do tempo, tornar-se rei, referência."

  

O momento formativo foi conduzido por Valdeci que propôs a leitura do texto “Nós, mendigos de Deus” de Franco Cagnasso e as seguintes provocações: “Qual minha situação hoje frente a Missão? e frente ao Projeto LMC?” Após um tempo de reflexão pessoal foi feita uma linda partilha a partir da vida e da situação dos presentes.

O texto ajudou-nos na reflexão e pudemos perceber a Missão como partir, relação, proximidade, estar com o povo, chegar aos desafios: mundo das prisões, sem terra, povos indígenas; abrir-se, ampliar horizontes, pôr-se a caminho, partilhar a fé e a vida, ser pequeno sinal, estar no fundo do quintal,...

Percebemos alguns perigos: perder a profecia, ser menos exigente com o passar do tempo, tornar-se rei, referência.

Nossa opção como LMCs: sair de nossa realidade, ir ao encontro do outro, alteridade, gratuidade, contemplação de realidades distintas.

 

Na parte da tarde, o Pe. Jorge ajudou-nos com uma partilha sobre a Espiritualidade Comboniana e as ações que estão sendo propostas pela Província frente aos 60 anos de presença comboniana no Brasil. Usou como referência os textos: “O amor missionário nos transforma”; “A Palavra de Deus no nosso ser e agir missionário” e “ Espiritualidade Comboniana: o papel de São Daniel Comboni na nossa experiência espiritual”. E alertou-nos sobre o direito que, como Combonianos, temos de partir.

A Cristina apresentou um breve relatório sobre a situação atual da ALMC, seus avanços e as dificuldades. Alguns temas a serem encaminhados: a preparação da Assembléia eletiva ALMC; nossas presenças no Ipê Amarelo, Causa Indígena, Moçambique; economia; divulgação do projeto; e participação na Assembleia Internacional LMC em Portugal.

Foi realizada uma rica discussão sobre questões essenciais do nosso modo de ser e nos organizar como LMC: economia, estrutura, espiritualidade, formação, os passos que estamos realizando como Projeto LMC no Brasil.  

 

 

À noite, a Lourdes apresentou o documentário sobre a presença dos LMC em Moçambique produzido pela equipe de Carapira.

Tivemos um contratempo na nossa noite cultural devido a presença de algumas vespas, mas graças a Deus tudo acabou bem (após algumas picadas e um grande susto).

 

No domingo dia 12 iniciamos o encontro com o momento de oração conduzido por Alejo.

Vanessa fez uma bonita partilha de sua presença missionária na Comunidade LMC em Maputo/Moçambique nos anos de 2010 e 2011 e suas expectativas e realizações no seu retorno para o Brasil.

Lourdes apresentou um breve relatório da sua atuação como coordenadora LMC em Moçambique e partilhou de sua vivência na Comunidade LMC em Carapira/Moçambique.

Após este momento cada um dos participantes apresentou a sua realidade atual, perspectivas para o futuro e com muita alegria acolhemos o casal Rose e Zezinho como membros efetivos da ALMC em Missão em Rondônia junto aos Povos Indígenas e a CPT.

 

Foi apresentada a organização que está sendo realizada pelos Comitês Continentais visando a organização da Assembleia LMC que acontecerá em Portugal de 02 a 09 de dezembro de 2012. Discutimos as questões pertinentes relativas a este tema e ficou confirmado que a Cristina participará como representante LMC Brasil.

 

Ficou decidido que a nossa Assembleia ALMC será realizada nos dias 25 a 27 de janeiro de 2013, sendo de caráter eletivo. Motivou-se a colaboração dos candidatos ao cargo pedindo-se que o conselho executivo encaminhe concretamente este processo e que o grupo continue unido em oração e ideal missionário pedindo a intercessão de São Daniel Comboni.

 

 

 

 

 

 

 

Finalizamos com uma bonita oração partilhada aos pés da Palavra de Deus, fonte e força para nossa caminhada como discípul@s missionári@s do Pai.

 

 

 

Por: LMC Brasil