Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

LMC Congo - Salvam Africa com a Africa

 

Os Leigos Missionários Combonianos da Republica Democrática do Congo

enviaram em Missão a LMC Irène Mbanda.

Desejamos à Irene um periodo de Missão cheio de Cristo no coração para que possa servir e amar verdadeiramente os irmãos de Mungbere.

 

  

Envio de LMC da RD Congo.

A Missa de acção de graças foi presidida pelo P. Enrique Bayo Mata acompanhado pelo P. Michele Dinoia e  pelo P. Nazareno Contran, pelos delegados das comunidades combonianas de Kinshasa, pelas Irmãs Missionárias Combonianas e pelos Escolásticos. A homilia do P. Enrique foi seguida de vários conselhos e testemunhos depois dos quais houve a imposição das mãos e a oferta de um presente (A Biblia Sagrada).

 

 

"Esta missão, situada a mais de 2000 Kms de Kinshasa, è um testemunho da particularidade dos LMC da província do Congo."

 

 Depois de seis meses de formação especializada em citologia (estudo do cancro do colo do útero) na Itália, a Irene Mbanda deixou Kinshasa na quarta-feira 28 de Março, poucos dias depois de ter voltado da Europa. Ela partiu para Mungbere para trabalhar no Hospital Comboniano onde ficará responsavel pelos casos de cancro do útero junto dos povos mais carenciados (dentro dos quais os Pigmeus) onde as mulheres desprovidas de meios padecem em grande numero desta enfermidade.

 

A missão da Irene em Mungbere, situada a mais de dois mil quilometros de Kinshasa, è um testemunho da particularidade dos LMC da província do Congo.

É a concretização de que Missão “ad gentes” quer dizer “fora da própria cultura”. Estamos convencidos que na realidade do nosso continente, e mais particularmente no nosso país, o envio da nossa jovem irmã para o interior é uma partida “ad gentes” porque sai da sua realidade. Ela não deixa para trás apenas a sua familia biológica, os seus amigos e conhecidos, deixa para trás condições de vida sempre melhores da capital da RD Congo. Hoje podemos dizer que se trata de Missão “inter-gentes”.

 

Encontro Pascal.

Depois de 10 anos consecutivos, os LMC da RD Congo encontram-se anualmente para um retiro de preparação da Páscoa. No seguimento desta tradição, nos dois dias de retiro (de sexta feira à noite até ao Domingo de Ramos), a coordenadora organizou uma vigília de oração no Sabado 31 de Março.

 

A coordenadora aproveitou a ocasião para pedir aos membros das CPM, em processo de integração da estrutura LMC do Nordeste do Congo, para estarem unidas com ela pela oração até à festa da Pascoa.

Foi tambem elaborado o calendário de atividades LMC da RD Congo para os próximos dias.

 

Os momentos mais altos do encontro foram, entre outros, a intervenção do P. Nazareno Contran, com o tema “O lugar da reconcilaição na vida de um cristão”; do P. Enrique Bayo Mata que falou acerca do tema “Africae Munus”; a intervenção da Irmã Missionária Comboniana Dina com o tema “Comboni, a vida comunitária e o laicado”; e o testemunho de cada comunidade LMC do Congo.

 

Por: Dido Likambo, Coordenador LMC da RD Congo e Africa Francófona.