Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Encontro de Coordenadores LMC da Europa

Nos dias 29 e 30 de Abril, estiveram reunidos em Coimbra os Coordenadores dos Leigos Missionários Combonianos (LMC) dos vários países da Europa. Estiveram presentes responsáveis dos LMC da Alemanha, da Espanha, da Itália, da Polónia e de Portugal. Também contamos com uma presença empenhada dos Missionários e das Irmãs Missionárias Combonianos(as).

 

 

 

 

 

"Torna-se cada vez mais evidente a riqueza que é

viver a Missão em conjunto"

 

Depois de 10 anos de encontros em que se tem procurado aprofundar o sentido de família entre todos e reforçar a possibilidade de cooperação em projetos internacionais, entendemos que esta seria uma oportunidade de olhar um pouco para o percurso feito, avaliá-lo e apontar caminhos para o futuro.

 

Podemos dizer que foi o que aconteceu. Aliás, torna-se cada vez mais evidente a riqueza que é viver a Missão em conjunto a nível internacional.

 

Porém, novos rumos que se apresentam, parecem apontar com muita força para azimutes que driblam os modelos em que já nos íamos sentindo confortáveis. Isto gera um pouco de receio, muitas questões e opiniões distintas, mas não enfraquece o sentido de pertença. Pelo contrário, traz vitalidade ao Movimento e oxigena o debate dando-lhe mais pertinência.

 

Nada ficou claro quanto a estes novos caminhos. No entanto saímos todos comprometidos em trazer a reflexão para o nosso país para que se amadureçam ideias e se discirnam razões.

 

 

 

 

“Jesus segue à nossa frente livre de preconceitos,

unicamente movido pelo amor que tem a toda a humanidade

e sensível aos gritos dos que mais precisam d’Ele.”

 

O que para mim sobressai é que, de facto, o Espírito sopra onde quer, quando quer, e não se deixa reduzir às certezas de uma ou mais pessoas.

Nestes momentos torna- se claro que é de facto Jesus quem continua a seguir à nossa frente... tal como disse aos seus Discípulos há já 2000 anos! (Cf. Mt 28, 10). Segue livre de ideias predefinidas, unicamente movido pelo amor que tem a toda a humanidade e sensível aos gritos dos que mais precisam d’Ele.

 

Segui-Lo não é fácil, mas estamos seguros que se estivermos atentos à Sua voz, chegaremos lá onde Ele nos quer, para fazermos a Sua vontade.

Animemo-nos e peçamos ao Senhor, o Bom Pastor, que nos guie pelas suas sendas amorosas e nos ensine a sermos cada vez mais verdadeiros missionários do seu Reino!

 

 

 

 

 

 

 

Por: Pedro Moreira, LMC