Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Espiritualidade da Caridade

 

“A renovação da nossa consagração, deve suscitar em nossos corações o desejo de crescer na caridade “fazendo causa comum” com os mais necessitados”

 

No dia 15 de junho celebramos a festa do Sagrado Coração de Jesus, coração trespassado e aberto para manifestar a revelação do amor de Deus pela humanidade. Amor plenamente doado sem condições e sem limites. Amor para transformar e gerar vida “e vida em plenitude”. Consequentemente, deste amor infinito de Deus, nasce a espiritualidade da Caridade. Caridade entendida como atitude da Solidariedade, Deus vivo e presente na humanidade, o “Emanuel”. Este é o princípio solidário de Deus para com o ser humano.

 

Comboni assume esta atitude com muita simplicidade e radicalidade: “Fazendo causa comum”. De fato, Comboni desempenha a sua missão com honestidade, coerência e até com caridade heroica, abraçando o “mysterium Crucis”. Ele assumindo o amor do Coração trespassado de Cristo Bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas, soube entregar a sua vida “pelos mais pobres e abandonados” desta terra. Soube amar sem condições e sem limites, fazendo da missão o lugar da realização e manifestação do Amor partilhado de Cristo.

           

Portanto, a renovação da nossa consagração, deve suscitar em nossos corações o desejo de crescer na caridade com os mesmos sentimentos de Comboni, “fazendo causa comum” com os mais necessitados, reivindicando os direitos da vida e da dignidade humana, na esperança de ver um dia a plenitude do Amor que brota do coração trespassado de Cristo Bom Pastor, para que todos tenham vida. E para chegar a cumprir com este sonho de Comboni, precisamos empenharmos ainda mais na busca da santidade que se ganha na fidelidade à nossa vocação e ao nosso carisma.

            

P. José Luis Rodríguez López, MCCJ

Superior Provincial de Moçambique