Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Encontro de Espiritualidade Comboniana

 

 

“A santidade é um caminho acessível a todos,

e não só a consagrados, padres ou bispos.” 

 

Subordinado ao tema «Como Comboni, todos chamados à santidade», decorreu no fim-de-semana, 16 e 17 de junho, no seminário da Maia, o encontro de espiritualidade comboniana que, contou com mais de 40 pessoas.

 

A santidade é um caminho acessível a todos, e não só a consagrados, padres ou bispos. Foi este o mote que percorreu todas as actividades do encontro. O Pe. Júlio Martins, missionário comboniano, aprofundou a temática da santidade na Bíblia, nos documentos da Igreja e em S. Comboni. Tocando na santidade de Daniel Comboni, aquele missionário afirmou que foi a missão que fez Comboni santo, e que portanto, «a vida missionária é caminho de santidade». 

 

  
 

Numa mesa redonda com representantes dos Institutos Combonianos e um leigo que, preside à associação dos antigos alunos combonianos, os intervenientes partilharam aspectos interessantes, e até anedóticos, dos seus percursos vocacionais e foram unânimes em afirmar o impacto positivo que S. Daniel Comboni exerceu nas suas vidas.

 

Ainda durante o encontro, foi a apresentada a figura da Ir. Josefa Scandola, cujo processo de beatificação está em curso. De nacionalidade italiana, aquela missionária comboniana trabalhou 26 anos no Sudão, onde faleceu em 1903. Da sua biografia sobressai o gesto de oferecimento que fez da sua vida em troca pela vida dum jovem sacerdote missionário que estava gravemente doente. A irmã Scandola veio a falecer enquanto o sacerdote sobreviveu.

 

 

 

A missa conclusiva do encontro foi presidida pelo superior provincial dos combonianos, P. Alberto Silva. Na sua homília, o sacerdote insistiu em que a santidade mais do que um estado de perfeição, é acima de tudo, uma «caminhada que tem como objectivo a configuração com Jesus Cristo», disse.

 

O encontro de espiritualidade comboniana é uma iniciativa promovida Família Comboniana anualmente e que se destina a leigos e leigas que comungam do carisma de S. Comboni e desejam aprofundar a espiritualidade missionária comboniana.

 

 

 
 

 

Fonte: Missionários Combonianos