Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Escola da Ponte

Imagina uma escola onde não existem turmas divididas por anos de escolaridade... onde todos os alunos trabalham com todos os professores... onde não há lugares fixos ou salas de aulas... onde o edificio escolar é de area aberta tipo p3...
Imagina que nesta escola ser professor significa proporcionar ás crianças a compreensão do "porquê" e "para quê " do seu esforço, implicá-las num processo de auto-formação. Significa valorizar a reflexão e a capacidade de análise crítica, reforçar a componente de investir de modo a incentivar nas crianças hábitos de permanente procura.
Num tempo de incomformismo, de insatisfação, de desmoralização, quer dos professores, quer dos alunos... neste tempo de mudança nem sempre favoravel a caminhos alternativos de ensino... existe uma escola em portugal que aposta em outra forma de educar e ensinar baseada na liberdade e no amor. Na sua pagina de internet dizem que:

"Educar é mais do que preparar alunos para fazer exames, mais do que fazer decorar a tabuada, mais do que saber papaguear ou aplicar fórmulas matemáticas.
É ajudar as crianças a entender o mundo, a realizarem-se como pessoas, muito para além do tempo da escolarização."

In, Projecto Educativo "Fazer a Ponte"


Esta Escola situa-se no norte de Portugal, a cerca de 30 Km da cidade do Porto, numa simpática vila que se chama " Vila das Aves ". É a escola da Ponte. Veja mais no
site da escola. Apoie esta escola! E já agora visite a escola e veja com os seus proprios olhos.