Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Peregrinação da Família Comboniana

 

 

"Oração: Coração da Missão"

 

"Um só Corpo, um só Espírito, uma só Esperança", uma só Família que, com Comboni, vive e percorre os caminhos da Missão, sempre "com os olhos fixos em Jesus".

Foram mais de 4.000 as pessoas que, em Fátima, quiseram partilhar a alegria de fazer parte da Família Comboniana, neste ano em que a Peregrinação se fez sob o tema: "Oração: Coração da Missão".

 

Este ano, organizada de uma forma diferente, a Peregrinação começou com um tema apresentado pelo P. Claudino Gomes. Neste tema, o fundador dos Cenáculos de Oração Missionária, relembrou o caminho percorrido por estes grupos durante os seus 25 anos de existência, relembrando as razões e motivações da criação e continuidade dos mesmos.

 

De seguida, as Seculares Combonianas apresentaram um projeto que os participantes da Peregrinação quiseram generosamente apadrinhar. As ofertas irão, deste modo, até aos Camarões onde a Aurora, Missionária Secular Comboniana, trabalha desde Setembro de 2009. Este projeto destina-se a ajudar crianças cegas. Esta cegueira deve-se à picada de um mosquito que, sendo pouco conhecido no mundo da Ciência, existe em grande número na região em que a Aurora se encontra e vai roubando a visão a centenas de crianças que aí vivem.

 

Depois da exposição do projeto e peditório mais de 100 jovens, que participaram na Caminhada a Fátima – na atividade Semp’abrir – organizada pela Equipa da Pastoral Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos, invadiram o palco do Centro Paulo VI animando a Assembleia com as canções que deram côr a esta caminhada de mais de 90km.

 

A manhã terminou com encenações dos Cenáculos de Oração Missionária (C.O.M.) dos núcleos da Maia/Famalicão (representação do 1º cenáculo de apóstolos) e Viseu (apresentação das velas da fé, do, amor e da esperança).

 

Da parte da tarde, já na Capelinha das Aparições, rezamos o terço missionário e seguiu-se, em procissão, para a Igreja da Santíssima Trindade onde se celebrou a Eucaristia e o envio dos Missionários que partem, este ano, para a Missão. Estavam presentes, neste envio missionário, o P. Luís Filipe Dias, de partida para o Brasil, o Ir. Humberto Ruas destinado à Delegação da América Central e o Ir. Francisco Amarante de partida para o Malawi.

 

Esta Eucaristia, presidida pelo P. Alberto Vieira e animada pelos grupos JIM de Lemenhe e Mouquim, terminou com os agradecimentos e palavras amigas do P. Alberto Silva, superior provincial dos Missionários Combonianos.

 

 
 
 
 

 

  

  

 

 

Por: Susana Vilas Boas, LMC