Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

8 LMC's da Polónia vistam Missão no Gana

 

Acompanhados pelo padre comboniano Maciej Zielinski, oito leigos missionários combonianos (LMC) polacos passaram um mês no centro “In my Father’s house” [Na casa do pai], em Abor, no Sudeste do Gana. O centro foi construído pelo padre comboniano italiano Giuseppe Rabbiosi. A visita tinha também um objetivo espiritual e vocacional: responder à pergunta:

 

“Quero dedicar a minha vida aos povos de África?

 

Para a maior parte dos membros do grupo, esta viagem ao Gana foi o primeiro contacto com as terras de África. Cada um deles sonhava com ir e ficar, mesmo se brevemente, mas sem excluir se essa poderia tornar-se numa destinação mais prolongada. O padre Maciej Zielinski fez uma seleção das pessoas, escolhendo aquelas mais maduras e profissionalmente qualificadas. As profissões dos escolhidos eram três: medicina, educação e agricultura.

 

“In my Father’s house” é um centro construído em 2000. Hospeda mais de cem crianças, na maioria órfãos ou provenientes de situações familiares difíceis. O centro tem também uma escola, onde mais de 500 crianças recebem instrução escolar. Desde a sua fundação, há doze anos, a instituição cresceu de um modo excepcional. Compreende um vasto terreno com muitas construções. Tem eletricidade e água canalizada. O projeto é patrocinado pela congénere italiana “In my Father’s house” com a qual partilha os mesmos objetivos.

 

 

 

Os visitantes passaram o tempo a recolher dados e a colaborar, ativamente, na vida do centro e em outras atividades em Abor. O grupo médico trabalhou no hospital local, ocupando-se de modo particular com os doentes com maiores necessidades de assistência médica e de ajuda económica. Os professores ofereceram-se para dar um número suplementar de aulas de recuperação sobre diversos temas, suscitando muito interesse e participação. Os especialistas em agricultura deram o seu contributo no cultivo de hortaliças, sobretudo de tomate, cebola e repolho. No futuro, este projeto será capaz de fornecer alimento substancioso para os habitantes do centro.

 

"Gostaria de voltar uma outra vez, porque vi que ali há muito que fazer.”

 

A Maddalena, uma fisioterapeuta de 23 anos, natural de Poznan, comentava: “Para mim, a viagem ao Gana foi uma experiência de grande valor. No hospital, vi muito sofrimento. Mas esta situação não me desencorajou no meu envolvimento pessoal nas lides hospitalares. Gostaria de voltar uma outra vez, porque vi que ali há muito que fazer.”

 

Por sua vez, o P. Maciej disse: “ A África tem algo de muito especial. Se me pedissem para trabalhar sempre em África, não hesitaria um instante: é o lugar onde gostaria de anunciar a Palavra de Deus.”

 

 

 

 

O grupo visitou também a capital do Gana, Acra, além de outros lugares como Cape Coast e Mafi-Kumase, onde puderam conhecer as atividades locais dos combonianos e participar na vida das suas comunidades. Muito provavelmente, num futuro próximo, algum membro do grupo irá oferecer-se para trabalhar por um tempo mais prolongado em algum dos centros visitados.


Por: Artur Wisniewski

Fonte: Comboni.org