Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Assembleia Internacional dos LMC

 

 

“Os LMC são obra querida por Deus e abençoada por Comboni”.

 

Nos dias 3 a 8 de Dezembro encontraram-se em Assembleia, na casa dos Missionários Combonianos da Maia, os coordenadores dos Leigos Missionários Combonianos de todos os países em que o Movimento está presente bem como os Comités central e dos diferentes continentes. Também estiveram representadas as Irmãs Missionárias Combonianas.

 

 

 

Na abertura recebemos, via Skype, as saudações do Superior Geral dos Missionários Combonianos, o Pe. Enrique Sanchez, que nos desafiou a encararmos o futuro do Movimento com confiança e serenidade. Salientou que a diversidade existente no Movimento é uma riqueza mas também um desafio. Apontou os temas da Identidade e da Espiritualidade como áreas a desenvolvermos para sermos cada vez mais “obra querida por Deus e abençoada por Comboni”.

 

“É necessário melhorar a comunicação entre os diferentes grupos

 para servirmos cada vez melhor a Missão.”

 

Os participantes, vindos da América, Africa e Europa, dialogaram acerca dos desafios da vocação de LMC e sobre o tema da Formação, com vista a uma maior unidade do Movimento a nível internacional. A necessidade de uma melhor comunicação entre os diferentes grupos foi também assumida como fundamental para servirmos cada vez melhor a Missão.  

 

 

 

 

A Assembleia teve um momento formativo orientado pelo Pe. Joaquim Valente que nos apresentou os temas “Uma nova visão da Igreja e da Missão” e “Ministério laical na regeneração de Africa”.

 

 
 

Durante a semana houve também uma visita ao Santuário de Fátima onde pudemos confiar a Maria, Mãe do Céu, os sonhos e anseios do nosso Movimento através da oração do Terço na Capelinha das Aparições.

 

 

 

 

Foi ainda eleito o novo Comité Central que nos próximos seis anos passará a ser constituído pelos LMC Alberto de la Portilla (Espanha), Cristina Paulek (Brasil) e Carlos Barros (Portugal); e pelos Missionários Combonianos Pe. Arlindo Pinto (Cúria MCCJ) e Pe. Maciej Mikolaj (MCCJ da Polónia).

 

 “A Assembleia caracterizou-se pelo trabalho,

pelo ambiente fraterno,

pelos momentos de oração sentida

e pelo convívio alegre.”

 

A Assembleia caracterizou-se pelo trabalho, pelo ambiente fraterno vivido entre os diferentes participantes, pelos momentos de oração sentida e pelo convívio alegre, como o vivido durante a atuação do rancho folclórico de Águas Santas.

 

 
 

Resta agradecer o esforço de todos que contribuíram para que o encontro decorresse bem, especialmente ao Comité Central dos LMC e à Comunidade dos Missionários Combonianos da Maia que nos deu um excelente acolhimento.

 

Por: Pedro Moreira, LMC