Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

“Despertar” – Projeto da Família Comboniana

 

Combonianos, Combonianas e Leigos Missionários Combonianos, deram início, no passado 14 de Janeiro, ao projeto “Despertar – Espaço de Cidadania em Desenvolvimento” – uma iniciativa de promoção social da Família Comboniana na Paróquia de São Tiago de Camarate, na periferia de Lisboa. O objetivo do projeto é o acompanhamento de crianças e adolescentes no seu crescimento integral e ajudá-los a despertar para uma cidadania ativa.

 

“Este projeto foi sonhado desde o início

como Família Comboniana”

 

O projeto “Despertar”, promovido pelos três ramos da Família Comboniana – Missionários Combonianos, Missionárias Combonianas e Leigos Missionários Combonianos – está inserido na Paróquia dos Combonianos de Camarate, que tem cerca de vinte mil habitantes e é vizinha do Aeroporto Internacional de Lisboa.

 

A partir dos anos oitenta verificou-se naquela zona uma chegada maciça de imigrantes, sobretudo vindo das antigas colónias portuguesas em Africa, mas também de outras nacionalidades e proveniências étnicas, principalmente asiáticos, brasileiros e ciganos. Um dado que confirma esta diversidade na população de Camarate é o facto de 32 por cento dos alunos da escola secundária não serem de nacionalidade portuguesa.

 

 

 

Esta realidade local, agravada pela crise económica vivida em Portugal, motivou a criação do projeto “Despertar” que visa trabalhar com crianças e adolescentes, procurando colmatar lacunas educacionais na faixa etária entre os 6 e os 16 anos. O projeto tem como principal missão a de acompanhar estes jovens nos seus tempos livres, colaborando e contribuindo para o seu crescimento integral no âmbito escolar, familiar, interpessoal e lúdico.

 

Atualmente participam no projeto uma vintena de meninos e meninas, acompanhados por voluntários coordenados pela Equipa da Família Comboniana.

 

 

 

“Acreditamos que o futuro da missão, onde quer que estejamos,

seja o de trabalharmos, pensarmos e estarmos presentes em conjunto.”

 

“Este projeto foi sonhado desde o início como Família Comboniana, pois acreditamos que o futuro da missão, onde quer que estejamos, seja o de trabalharmos, pensarmos e estarmos presentes em conjunto”, disse a Ir. Ida Colombo, Superiora Provincial das Irmãs Combonianas da Europa.

 

 

Na altura, para sublinhar a importância do fazer e do testemunhar em conjunto, a Ir. Ida mencionou a frase do notável educador e escritor brasileiro – Ruben Alves: “O sonho que se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha em conjunto torna-se realidade”.

 

 

 

 

Fonte: Comboni.org