Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

LMC – Espiritualidade e vida (Formação inicial)

 

  

 

“Eis a escrava do Senhor,

faça-se em mim segundo a tua palavra.”

(Lc 1, 38)

 

 

Conhecer e amar Jesus é um processo sempre inacabado que se vai realizando à medida que O vamos seguindo. O problema é que, não poucas vezes, instalámo-nos em certezas adquiridas e passamos a escutar muito mais a voz mesquinha do nosso ego em vez das palavras de liberdade do divino Mestre.

 

O encontro com Jesus Cristo dá-se de forma especial na Eucaristia, na escuta da Palavra, na Oração e no encontro com os mais pobres. No entanto, há outras fontes onde Deus também se revela. Na sua Carta Apostólica, o Papa emérito Bento XVI indicava o Concílio Vaticano II, e os documentos que este inspirou, como “bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa” (Porta Fidei, n.º 5).

 

 

  

"O principal objetivo é o de proporcionar aos participantes

um espaço de Escuta e Encontro com Jesus"

 

Em Portugal, a formação inicial dos LMC tem duração de 2 anos e concretiza-se através de encontros mensais (com duração de um fim-de-semana) nos quais se apresentam diversos temas de dimensão missionária, bíblica, comboniana e humana. Este tempo é enriquecido com um acompanhamento espiritual que permite uma maior proximidade entre os formandos e o Movimento com vista a uma maior objetividade no caminho percorrido.

 

 

 

 

 

Embora esta formação esteja orientada para a preparação de leigos para partir em missão, o seu principal objetivo é o de proporcionar aos participantes um espaço de Escuta e Encontro com Jesus que possibilite o correto discernimento vocacional.

 

Tem sido recorrente ouvir, dos familiares e amigos dos LMC que partem para a missão, a seguinte pergunta: “Porque partem para tão longe se aqui também há tantas necessidades?” A resposta a esta questão não se pode limitar ao simples desejo de partir.

 

 

 “É o amor de Cristo que enche os nossos corações

e nos impele a evangelizar.” (Porta Fidei, n.º 7)

 

 

A razão mais profunda que motiva o LMC está dentro dele. Surge em resposta a Cristo que chama, para um mundo que Ele ama e conhece em cada necessidade. “É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar.” (Porta Fidei, n.º 7)

 

  

 

 

O programa formativo pretende introduzir conhecimentos concretos que clarifiquem a questão a discernir. Ao longo dos dois anos os formandos conhecem e aprofundam o conhecimento da vida de São Daniel Comboni e a forma como o Dom do seu carisma continua a frutificar no mundo de hoje através de toda a Família Comboniana. Aprofundam o seu sentido de pertença a uma Igreja local que é quem os envia. Melhoram o seu autoconhecimento e preparam-se para a vivência em Comunidade e trabalho de equipa. Redescobrem a vocação a partir do seu Batismo.

 

 

Finalmente, é através da oração e de uma interpretação contemplativa da vida que poderão chegar ao fim do percurso formativo e afirmar, como Maria: “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1, 38)

 

 

 

Por: Pedro Moreira, LMC

Fonte: “Evangelizar Hoje”

 

 

1ª parte: LMC – Espiritualidade e vida (História)