Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Missa de Envio da Márcia Costa

 
 
“Não será assim o Céu:
repleto de almas multicolores e transbordantes,
louvando ao Senhor e desejosos que todos
possam participar nesta alegria puríssima e sem fim?”
 

No passado fim-de-semana de 11 e 12 de Maio, os LMC estiveram concentrados em Camarate – Loures, no âmbito do envio da Márcia Costa que se preparava para partir para Moçambique hoje, dia 20 de Maio.

 

Enquanto os formandos iam tendo a sua formação na casa das Missionárias Combonianas de Lisboa, tendo por tema “Leigos na Igreja – Espiritualidade Laical e Missionária”, os LMC procuraram animar missionariamente a Paróquia de Camarate participando em encontros de jovens e dando testemunho nas Eucaristias de vários lugares.

 

 

Foi enriquecedor partilhar a nossa visão missionária da Igreja no fim-de-semana em que Jesus nos dizia: “Vós sois minhas testemunhas!”, porque de facto encontramos muitas testemunhas de Cristo que pela sua partilha, simplicidade e devoção no ajudaram a sentir que a Missão continua a ser de um Corpo com muitos membros… cada um deles muito importante!

 

No Domingo reunimo-nos todos na Capela de Fetais, lugar onde a Márcia esteve presente nos últimos 3 meses em preparação para a sua partida. Ali, ela pode partilhar a vida com o povo de Fetais, sobretudo com as crianças do “Despertar” onde deu um importante contributo no arranque do projeto.

 

“A pequena Capela tornou-se de repente grande quando dei por mim a reparar na diversidade cultural que ali estava presente.”

 

A pequena Capela, muito simples e bem cuidada, tornou-se de repente grande quando dei por mim a reparar na diversidade cultural que ali estava presente. Como poderíamos representar melhor a riqueza da Igreja do que com uma Missa de Envio Missionária onde se uniam ritmos africanos, com vários sotaques de Portugal e sorrisos Latino-Americanos? 

 

 

Foi sentido o envio da Márcia, quer pela adesão da Comunidade, como pela presença de vários Missionárias e Missionários Combonianos e pelo apoio testemunhado pela sua Família. Julgo que, por graça, sentimos com especial particularidade que eramos participantes do Reino Celeste,  suas testemunhas no Mundo onde ainda caminhamos. Não será assim o Céu: repleto de almas multicolores e transbordantes, louvando ao Senhor e desejosos que todos possam participar nesta alegria puríssima e sem fim?

 

 

Resta-me agradecer de coração o acolhimento de toda a Paróquia de Camarate, a abertura do seu Pároco e Equipa Missionária, a disponibilidade das Missionárias Combonianas de Fetais (com quem a Márcia viveu estes 3 meses), às Missionárias e Missionários Combonianos pela participação na Missa de Envio e, por fim, à Família da Márcia pelo seu testemunho de amor incondicional.

 

À Márcia, em nome dos LMC, desejo uma nova etapa repleta do Espírito Santo, junto do Povo de Moçambique, para que os saiba amar sempre como Jesus os ama, e ser a parte visível de um Corpo missionário ao qual todos pertencemos. Porque nós do lado de cá continuaremos unidos pela oração e com o que for preciso, para que o Reino de Deus chegue aos corações de todos os homens.

 

Por: Pedro Moreira, LMC