Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Encontro dos LMC da Europa - Cracóvia 2013

 

 

Ao longo dos próximos anos,

os temas considerados prioritários para aprofundar

a nível dos LMC da Europa foram:

a economia, a identidade e a formação.

 

O encontro europeu dos responsáveis dos LMC, que se realizou no fim-de-semana de 22 e 23 de Junho em Cracóvia, contou com a presença de 10 leigos e 8 combonianos. Estiveram também presentes no encontro: o P. Gianni Gaiga, delegado dos combonianos da Polónia; o P. Arlindo Pinto, coordenador dos LMC a nível do Instituto comboniano; e a Irmã, Carmo Ribeiro, representante das Missionárias Combonianas da Europa.

 

A manhã do primeiro dia foi dedicada à apresentação dos relatórios das províncias representadas. Além do relato das actividades de cada país, fez-se também a avaliação das últimas duas reuniões, a saber: a convivência de Verona (Itália) e a assembleia intercontinental dos  LMC na Maia (Portugal), ambas realizadas no segundo semestre de 2012.  Nesta primeira sessão do encontro, participaram também cerca de 20 jovens do grupo dos LMC da Polónia. Desta maneira, os jovens polacos puderam fazer uma ideia do que são os LMC e do que estão a realizar na Europa e além fronteiras. 


Os LMC da Europa são cerca de 170, dos quais17 atrabalhar nas missões de Moçambique, República Centro-Africana, Malawi, Peru, Brasil e Uganda. Outros nove leigos estão a concluir o período de formação para, de seguida, partiremem missão. Os LMCestão empenhados em consolidarem quatro comunidades internacionais, nomeadamente três na África (Moçambique, República Centro-Africana, e Uganda) e uma na América Latina (Peru).

 

No final da tarde, fez-se uma breve peregrinação ao Santuário da Divina Misericórdia, localizado no convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Łagiewniki, nas imediações de Cracóvia. O santuário foi fundado pelo príncipe Aleksander Lubomirski, em 1891, e destinava-se a raparigas e mulheres em necessidade de profunda renovação moral. Neste convento, viveu e morreu a beata irmã M. Faustina Kowalska (1905-1938), pela qual Cristo entregou à Igreja e ao mundo a mensagem da Misericórdia Divina.

 

 

No segundo dia do encontro, falou-se sobre a hipótese de se criarem comunidades internacionais dos LMC na Europa, para proporcionar eventuais períodos de formação em comum, sobretudo na fase que antecede a partida para a missão. Considerou-se também a importância de consolidar a comunidade do Peru, e decidiu-se estudar a possibilidade de criar uma quarta comunidade internacional de língua inglesa, quanto possível no Uganda. Espera-se que as comunidades internacionais de Moçambique (Carapira) e da República Centro-Africana (Mongoumba) continuem a receber, regularmente, novos LMC das diversas províncias combonianas.


A última parte dos trabalhos foi essencialmente dedicada à programação das actividades e dos próximos encontros. Neste sentido, os leigos acharam por bem reduzir o número das reuniões. Assim, até à próxima assembleia geral de 2018, far-se-ão dois encontros: um encontro-convivência de21 a27 de Agosto de 2016, em Portugal, e o outro dois dias antes da assembleia intercontinental de 2018, em local ainda a determinar. Ao longo dos próximos anos, os temas considerados prioritários para aprofundar a nível dos LMC da Europa foram: os desafios da assembleia de 2012, na Maia, e as respectivas propostas enviadas pela Comissão Central, de modo particular o que se refere à economia; a identidade; a autonomia e a sustentabilidade; e a formação. Para tal, os coordenadores propuseram uma maior comunicação e partilha entre as províncias europeias, sobretudo do material que diz respeito à formação.

 

O coordenador geral dos LMC, Alberto de la Portilla, apresentou, em nome da Comissão Central, o novo Blog e o novo Site dos LMC (www.lmcomboni.org) que estarão acessíveis a partir de 10 de Outubro de 2013.

 

 

Seguiu-se a votação para a nova Comissão Europeia, tendo sido eleitos o Isidro Jiménez, da Espanha, e o Federico Veronesi, da Itália (na foto acima). Da mesma Comissão, faz parte o superior provincial da Espanha, P. Ramón Eguíluz Eguíluz, escolhido pelos superiores províncias da Europa.

 

O encontro concluiu-se, na igreja paroquial de Santa Ana, com uma Eucaristia presidida pelo bispo franciscano auxiliar da arquidiocese de Cracóvia, D. Damian Andrzej Muskus. Depois da homilia, realizou-se a cerimónia de envio de nove LMC polacos que irão trabalhar numa missão do norte do Uganda, durante as férias de Verão. Outros cinco jovens foram enviados para a Índia. Depois da Missa, houve um convívio fraterno na casa dos Missionários Combonianos.

 

 

 

Os LMC que partiram ao fim da tarde de segunda-feira, dia 24, puderam fazer ainda uma breve visita ao Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira e Rainha da Polónia, conhecida em todo o mundo como a “Virgem Negra”. Outros foram visitar o campo de concentração e de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, onde de1940 a 1945 morreram cerca de três milhões de pessoas, entre judeus (90% do total), ciganos romenos, prisioneiros de guerra soviéticos, Testemunhas de Jeova, entre outros de diversas nacionalidades.

 

 

 

Por: Pe. Arlindo Pinto, MCCJ

1 comentário

Comentar post