Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Animação Missionária na Paróquia do Campo, Viseu

IMG_20141109_114349 

Nos dias 8 e 9 de Novembro decorreu na Paróquia do Campo, concelho e distrito de Viseu, um fim-de-semana de Animação Missionária. Estiveram presentes os Leigos Missionários Combonianos Carlos, Sandra, Susana e Franquelim. O grupo contou também com a presença do Pe. Francisco, que se encontra atualmente no seminário de Viseu, e da formanda Marisa, natural da paróquia em questão.

 

A atividade iniciou-se na manhã de sábado, com uma oração entre os dinamizadores. A esta seguiu-se uma pequena reunião cujo propósito se constituiu na distribuição das tarefas a realizar conforme o horário dos encontros com os jovens e das celebrações eucarísticas, acordado previamente com o Pe. Miguel Abreu, pároco da freguesia.

DSC_0097 DSC_0099 

Estando definidas as condições e a ordem dos trabalhos, já nessa tarde, enquanto o Carlos, o Franquelim e o Pe. Francisco se reuniram, na localidade de Moselos, com os jovens da catequese, a Marisa, a Susana, o Pe. Miguel e duas irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas, encontraram-se no Centro Social Paroquial com os recém crismados.

 

Já mais tarde, e com todo o grupo envolvido, houve um encontro com um pequeno grupo da catequese do Campo, ao qual a Sandra apresentou o Movimento LMC e testemunhou, de forma natural e alegre, o carisma e o ideal de S. Daniel Comboni, através da missão que fez em Carapira, Moçambique. Também os outros encontros foram marcados por um ambiente de boa disposição e de intimidade que beneficiaram momentos de música, testemunho e partilha entre os presentes.

IMG_20141109_114718

 

Ainda no dia de Sábado celebrou-se a Eucaristia nas localidades do Campo e Moure de Madalena. Nas mesmas, a comunidade ali presente ouviu, no momento da homília, o testemunho da Susana.

 

Já no Domingo o grupo reuniu-se logo pela manhã em Vila Nova do Campo para a celebração eucarística. Como havia acontecido no dia anterior, no momento da homília o Carlos, alimentando-se da Palavra, deu o seu testemunho. Seguiu-se a celebração em Moselos, desta vez com a oportunidade da Sandra se apresentar e dar a conhecer o Movimento, complementando com a partilha de alguns dos momentos que marcaram a sua passagem por Moçambique. Já na última Eucaristia, na Igreja Matriz do Campo, foi a Susana quem testemunhou à Comunidade, dando a conhecer um bocadinho da sua missão na República Centro Africana.

 

Durante as várias celebrações, aquando a apresentação dos LMC, o pároco mostrou a Marisa, conterrânea da terra, à Comunidade Cristã que a viu crescer e que, de algum modo, lhe tem proporcionando experiências que vão alimentando e potenciando o seu “Sim” ao chamamento de Cristo.

 

Este foi, sem dúvida, um fim-de-semana abonado de momentos de oração e partilha, permitidos por um espírito de comunhão e de fraternidade, onde não faltaram momentos de alegria e de reflexão.

 

A todos os LMC, bem como ao Pe. Miguel, e aos demais presentes, que permitiram que os passados dias decorressem de forma positiva e marcante, o meu especial agradecimento.

 

DSC_0087

 

           

Marisa Almeida