Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Apelo da Missão

384260_519406921406651_827050159_n

Uma das características principais

da Missão de Mongoumba

é o trabalho de primeira evangelização

em contacto permanente com a população pigmeia Aka

 

 

Recebemos recentemente uma carta da nossa LMC, Élia Gomes,e do Missionário Comboniano, Pe. Jesus Molina, fazendo o pedido de mais LMC's para a missão de Mongoumba. Confiantes na ação do Espírito, publicamos esta carta para que sucite vocações e orações pela messe do Senhor.

 

Caros LMC, 

Nós, os Missionários Combonianos e os Leigos Missionários Combonianos, desde a missão de MONGOUMBA, na Républica Centro Africana, lançamos um apelo aos LMC de todo o mundo. 

Os LMC trabalham na bela missão Mongoumba desde 1998, são 16 anos de trabalho ao lado dos missionários combonianos. Por aqui passaram LMCs espanhois, portugueses e uma italiana. Uma das características principais da Missão de Mongoumba é o trabalho de primeira evangelização em contacto permanente com a população pigmeia Aka que continua a ser um grupo étnico sujeito à escravidão. 

A missão dos LMC, durante estes 16 anos, tem sido nas áreas da saúde e educação, Caritas paroquial, pastoral, justiça e paz... 

O nosso apelo diz respeito a presença futura dos LMC nesta missão da Centro África. Hoje há apenas uma LMC portuguesa, Elia, que faz comunidade com a Secular Comboniana, Palmira Pinheiro, também ela portuguesa.

Em Setembro de 2015 as duas terminam o seu tempo de missão e não sabemos o que devemos ou podemos fazer para dar continuidade à nossa presença e não termos de fechar a missão LMC Mongoumba, o que seria uma pena...

Daí o nosso apelo a todas as províncias e circunscrições onde há LMC disponíveis a partir em missão.

Obviamente, as condições são claras e mesmo exigentes: 

  • Vivemos num contexto de pobreza e de desagregação social extremo após mais de dois anos de conflito armado que destruiu todo o tecido social do nosso país.
  • Deve haver uma identificação clara com a vocação LMC: viver em comunidade, ter uma sólida maturidade humana e espiritual, capacidade de trabalhar em equipa e uma preparação profissional definida...
  • Deve haver uma boa preparação para dominar corretamente a língua oficial do país, o francês, e em seguida, ser capaz de aprender a língua local, o Sango. 

384260_519406911406652_660652610_n

 

Continuamos a escutar a oração do Senhor Jesus:"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos...". Ousamos usar as palavras do profeta Isaías: "A quem enviarei? Eu respondi: “Eis-me aqui , envia-me". 

Com toda a nossa amizade permanecemos atentos ao Senhor da messe, e à vossa resposta ao chamamento do Senhor.

 

Por: Elia Gomes Cabrita (LMC)

e: P. Jesús Ruiz Molina (MCCJ)