Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

ECOS DO ENCONTRO DE DEZEMBRO 2015

O encontro de Natal dos Leigos Missionários Combonianos teve a presença especial do coordenador do comité internacional LMC Alberto de la Portilla, o qual deixa aqui o seu testemunho: 

 

IMAG2065.jpg

Fui convidado pelos LMC de Portugal para estar com eles no seu encontro de Natal.

Este é um encontro importante para o grupo LMC, onde os formandos e os LMC se encontram para partilhar a formação, rezar e celebrar juntos o Natal.

Nós encontrámo-nos na casa dos MCCJ em Viseu. Foi um fim-de-semana cheio de muitos momentos importantes.

Na chegada a Lisboa, foram-me buscar ao aeroporto e jantei na casa do LMC Pedro Moreira antes da viagem de carro para Viseu. Os participantes no encontro foram chegando lentamente provenientes de vários lugares de Portugal. Foi um momento de reencontro com os LMC e de conhecer todos aqueles que se estão a preparar e a fazer o discernimento da sua vocação missionária.

Começámos com a Missa da manhã, onde também estavam presentes padres, irmãos e irmãs Combonianas. Durante a manhã, conversámos em grupo sobre a história e a organização dos LMC a nível internacional. A partir das perguntas do grupo, introduziu-se a nossa história, as decisões que temos tomado para crescer como família e, especialmente, como teIMAG2067.jpgmos vindo a fazer realidade, através do empenho e dedicação de muitos, esta vocação missionária.

A segunda parte da manhã, foi utilizada para rever os compromissos da Assembleia da Maia, como os estamos a tentar realizar e explicar o apoio que o Comitê Central tenta dar a todos os grupos para que seja possível atingir os os desafios acordados.

A tarde passou-se a visitar a cidade de Viseu, dando abraços, a refletir sobre o ano da misericórdia, fazendo animação missionária e à conversa com as pessoas sobre o desafio da misericórdia que nos lançou este ano o Papa Francisco. Tudo isto num divertido pedipaper. Todas essas experiências foram partilhadas na oração da tarde.

WP_002305.jpg

 Depois do jantar ainda partilhei o testemunho dos meus lindos anos de Moçambique, onde se falou sobre vocação e serviço missionário.

No domingo, dedicámo-nos aos aspetos práticos da próxima assembleia europeia LMC deste Verão, a realizar em Portugal. Um desafio para o grupo de formandos e LMC portugueses que acolherão, em Agosto, os LMC vindos dos 5 países europeus. Também houve oportunidade para se falar de animação missionária e sobre as diferentes maneiras para angariar os fundos necessários para a realização da missão.

No final, a Eucaristia serviu de conclusão e de agradecimento por este belo tempo.

Para não me estender muito mais, nem faço comentários sobre os muitos doces de Natal que nos acompanharam durante o fim-de-semana… nem das inúmeras conversas que tivemos.

Para terminar, encorajo aqueles que tenham dúvidas: toca a levantar do sofá e procurar o caminho ao qual o Senhor nos chama!! No grupo LMC Português podem encontrar um bom lugar para refletir, discernir e um acompanhamento neste serviço missionário.

IMAG2077.jpg

 

Cumprimentos Natalícios

por Alberto de la Portilla