Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

ECOS DO ENCONTRO DE JANEIRO 2016

Silêncio.jpg

 

Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2016 decorreu mais uma formação dos Leigos Missionários Combonianos, a primeira do ano de 2016, na casa dos MCCJ, em Viseu. A formação a cargo do LMC Pedro Moreira centrou-se sobre o papel dos Leigos na Evangelização à luz dos documentos da Igreja.

No Sábado de manhã iniciámos o dia com a celebração da Eucaristia com a comunidade de Viseu. Na parte da manhã, depois do pequeno-almoço, abordámos as Encíclicas Lumen Gentium, Cristifidelis Laici e Redemptoris Missio. O objectivo foi aprofundar o verdadeiro papel dos leigos na Igreja. Sendo os leigos incorporados na Igreja pelo Baptismo, devem ser sempre testemunho vivo de Cristo na família, no trabalho, com os amigos, enfim, em todas as situações da vida. Ainda durante a manhã fomos convidados a meditar, individualmente, alguns textos que nos foram propostos. O deserto do silêncio foi extremamente produtivo e permitiu-nos escutar Deus que ansiava por nos falar. De facto, a vida do cristão, do missionário precisa de passar pela aridez do deserto para que Jesus nos torne produtivos. Como nos foi referido no encontro, a fé é um encontro pessoal, é uma experiência de encontro pessoal.

 Durante a parte da tarde demos um passo na nossa formação enquanto leigos, com um carisma missionário. Ora, enquanto LMC fomos convidados a reflectir vários escritos de Comboni, aprofundando a espiritualidade comboniana, a qual tem como características essenciais: a Cruz, o Bom Pastor, o Coração de Jesus e a vida nos Cenáculos (de oração). Antes de jantar tivemos um momento de oração com exposição do Santíssimo Sacramento. Neste encontro com Jesus, face a face, entre a meditação de alguns textos e o silêncio, ali permitimos que Jesus nos olhasse, como nos pede o Papa Francisco.

Depois de jantar tivemos oportunidade de ouvir o testemunho emocionante da Bárbara, LMC italiana que se está a preparar para ir para Carapira, Moçambique. Ouvimos um testemunho de vida rico em Evangelho, sendo para a Bárbara claramente fundamentada a opção de deixar emprego estável e que a concretizava, casa, carro, vida social e familiar: “é Ele quem nos diz para deixarmos tudo e segui-lO”. Um testemunho muito interessante.

O dia 24 iniciou-se às 08:00 com a oração das laudes. Durante a manhã fomos convidados a formar quatro grupos e, depois, irmos meditar com base em alguns textos que nos foram propostos. Durante a reflexão em grupo tivemos a oportunidade de trocar os nossos pontos de vista com todos os colegas de grupo, num diálogo bastante interessante. Ao meio dia celebrámos a Eucaristia que é sempre momento de união, partilha e de alegria. Depois de almoço os formandos começaram a seguir viagem para as suas casas, até porque era dia de eleições presidenciais e a maioria ainda ia cumprir o seu dever cívico.

images (3).jpg

Considero que este encontro foi bastante importante e intenso. Fomos desafiados a crescer espiritualmente, a ter conhecimento sobre o que a Igreja pede e quer dos Leigos mas também a procurar Deus no silêncio. Agradeço o excelente encontro que os LMC, através do Pedro Moreira, nos proporcionaram na certeza de que somos uma verdadeira família que se encontra apaixonada por Cristo e pela missão, ao jeito de Comboni.

 

por Pedro Nascimento