Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos do encontro de Maio 14 - Atos dos Apóstolos

 

 

 

"... é urgente deixar-mo-nos envolver no Encontro com o Espírito Santo

para sermos testemunhas da Igreja Missionária."

 

Olá a todos!

Começo por pedir a Ele, à Pessoa do Espírito Santo que age em nós, que esteja presente e me ilumine enquanto escrevo estas sentidas linhas.
Com muito gosto aceitei desta vez testemunhar aqui, o quanto foi enriquecedor a nossa formação dos Leigos Missionários Combonianos que se realizou no fim de semana de 16, 17 e 18 de Maio, na nossa casa de combonianos em Coimbra.
 
Dou graças a Deus por mais este encontro e por todos os que nele participaram. Fica desde já o meu obrigada ao LMC Pedro Moreira, à Irmã Carmo e ao Pe. Manuel Lopes pelo excelentre encontro que nos proporcionaram. Desta vez, o nosso numero de formandas foi mais reduzido, mas sentimos que os outros estiveram sempre presentes em oração connosco, apesar da ausência física.
 
As formandas que foram chegando na sexta à noite, prepararam para a manhã de sábado (e muito bem), a oração e os cânticos.
 
No sábado começamos os trabalhos com o tema "Atos dos Apóstolos" - "Quem move a Igreja é o Espirito Santo" _ "A Igreja é Comunidade" _ "A Igreja é Missionária", que o Pedro Moreira, nosso formador LMC, tão bem nos transmitiu, deu-nos assim mais certezas dos sentimentos que nos inspira esta reflexão, que é a necessidade urgente de ajuda (tanto em palavras, acções e oração) a toda a sociedade que nos envolve e de deixar-mo-nos envolver no Encontro com o Espírito Santo para sermos testemunhas da Igreja Missionária.
A frase que mais me tocou: "Todos aqueles que se deixam transformar pela Palavra do Evangelho e pelo Espírito Santo começam a falar uma unica linguagem: a linguagem do amor"
 
A noite foi de cinema, com o filme muito bem escolhido e apropriado ao tema, "Clara e Francisco". O intervalo serviu tambem para momento de confraternização, onde não faltou o chocolate que a nossa Dra Patricia trouxe e, só mesmo para combinar, tivemos tambem direito à ginginha cá da terra (de Óbidos, claro!)
"Maria está presente no momento fundante de Igreja"
No Domingo, continuamos nossa Formação com o tema "Maria na Igreja".
"Em todos os Atos dos Apóstolos apenas encontramos uma referência a Maria. É caso para se dizer que quase passa despercebida no Livro. E como se não bastasse, surge entre algumas mulheres. No entanto Maria está presente no momento fundante de Igreja e o tempo ( ou o Espírito) acabou por confirmar o grande destaque desta mulher humilde e simples que nunca pediu nada, apenas disse SIM!"

 
 
No final, a Irmã Carmo fez-nos uma proposta surpresa. Assim, na simplicidade que a caracteriza, deu-nos uma simples folha de papel em branco e pediu-nos, tão somente, que cortássemos, dobrássemos, desenhássemos ou escrevessemos acerca daquilo que mais nos tocara no encontro e o que queriamos pedir ao Espírito Santo.
Eu escolhi fazer com o papel um barco (que representa a Igreja em movimento) com a frase:
 
"Preencher os vazios do meu coração com o Espirito Santo
vivendo cada vez mais em Comunidade na Igreja Missionária,
com a Sua orientação e correcção".

Mais um encontro de formação que passou. Certamente, e pouco a pouco, a nossa caminhada vai resultando no tão esperado germinar da semente.
Que o Espirito Santo vos ilumine a todos!

Abraço fraterno
 
 
Anabela Pedro