Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Encontro de avaliação e família

IMG_4791

 

"... porque buscamos a voz

d'Aquele que nos chama desde sempre."

 

No fim de semana de 11 e 12 de Julho estivemos reunidos na casa dos Missionários Combonianos de Viseu para um fim de semana de avaliação e de convívio de familiares e amigos da família LMC.

 

No Sábado, a partir do Encontro com o Senhor no Santíssimo Sacramento, os formandos puderam avaliar o caminho feito ao longo do ano formativo. É um privilégio poder vislumbrar a ação do Espírito na vida de cada pessoa. Nervosísmos á parte, procuramos trilhar caminhos de verdade, nem sempre fáceis mas sempre repletos de sentido, porque buscamos a voz d'Aquele que nos chama desde sempre.

Mais tarde, pela noite dentro, ensaiaram-se cânticos ao sabor do verão beirão.

 

IMG_4778

 

No Domingo o encontro começou cedo, com o acolhimento dos LMC's e familiares que se iam juntando à festa.

Pudemos assistir aos testemunhos missionários da Vânia (animado pelas peripécias da sua pequena Maria Inês que não largava a mãe) e da Ana Valente. Duas experiências moçambicanas que continuam a dizer muito... especialmente para quem se prepara para partir.

 

..."vale a pena, e muito!...

porque é o Senhor Quem nos chama."

 

Mais tarde falamos com a Élia, LMC na Républica Centro Africana e com a Márcia, LMC em Moçambique (com a Márcia falei eu ao telefone). Emocionaram-me alguns pequenos pormenores das duas conversas. É que sem nos darmos conta, começamos a perceber que somos importantes uns para os outros... que nos queremos bem. É que, embora os nossos projetos sejam de pequena dimensão num oceano de necessidades, é com muita humildade que nos empenhamos na mais bela tarefa que nos poderia ser confiada: anunciamos o Amor de Deus por cada homem e mulher à face da terra. E fazê-mo-lo lá longe, onde cada vez mais pessoas se convencem de que não vale a pena o esforço da partida... mas vale, e muito!... porque é o Senhor Quem nos chama.

 

IMG_4801

 

Depois da Eucaristia, momento sempre alto nos nossos encontros, rumamos todos à mata do Fontelo para fazermos o nosso mega-piquenique, para convivermos e celebrarmos a vida e a amizade que também nos unem.

 

Concluindo, posso dizer que foi um fim de semana de Graça.

Agradecemos a hospitalidade e carinho da Comunidade dos Missionários Comboniana de Viseu e a presença amiga das Irmãs Missionárias Combonianas. Aos formandos que concluiram o ano formativo, muito obrigado pelo vosso testemunho de busca verdadeira. Os vossos caminhos, as vossas dúvidas, os vossos passos em frente (ou até para trás) trazem-nos á memória uma luta que nunca deveríamos esquecer, porque a decisão de seguir os desígnios de Deus para a nossa vida, deve ser constantemente renovada, sempre!

 

Abraço amigo a todos,

 

Pedro Moreira, LMC 

 

 

 

IMG_4766