Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

ENCONTRO EUROPEU LMC 2016, EM PORTUGAL

Encontro Europeu.jpg

 

Na semana de 21 a 27 de Agosto terá lugar em Viseu na casa dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus a Assembleia Europeia dos Leigos Missionários Combonianos (LMC). Os LMC realizam Assembleias Europeias de 3 em 3 anos e com estes encontros pretendem assinalar não só um momento de convívio e alegria mas também dar continuidade à reflexão dos temas discutidos nas assembleias anteriores.

 

O último encontro europeu decorreu em Cracóvia, Polónia, em 2013. Deste encontro resultaram temas que foram considerados prioritários aprofundar em grupo e individualmente ao nível dos LMC. Tendo sido proposto que cada país fizesse partilha e reflexão destes mesmos temas. Esses temas foram: Economia e Sustentabilidade, Identidade e Vocação, Organização e Coordenação LMC, Formação, Comunicação e Família Comboniana.

 

O objectivo de todo este trabalho é para que se possa partilhar o caminho percorrido por cada um dos grupos em cada um dos temas apresentados e partilhar com os outros países de forma a sentirem-se cada vez mais unidos na vocação missionária.

Neste sentido, os objectivos que se pretendem alcançar com esta Assembleia são:

  • Celebrar a vocação LMC;
  • Partilhar a vocação LMC entre os membros dos diferentes países;
  • Reflectir sobre a situação do LMC na Europa e a nível internacional;
  • Traçar linhas inspiradoras que ajudem a caminhar os LMC na Europa e a nível internacional;
  • Fortalecer os laços como Movimento LMC Europeu e consolidar o sentido de pertença à Família Comboniana.

 

Ao longo de cinco dias serão discutidos estes temas, serão partilhadas experiências e será celebrada o dom da vocação LMC obedecendo um programa intensivo de trabalho.

 

Neste encontro estarão presentes a Alemanha, a Itália, a Polónia, a Espanha e Portugal. Não serão apenas leigos mas também Missionários Combonianos do Coração de Jesus, Irmãs Missionárias Combonianas e Missionárias Seculares Combonianas. No total são esperadas aproximadamente 100 pessoas.

 

Tudo isto não seria possível sem o esforço, disponibilidade e dedicação da comunidade de Viseu. A comunidade dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus desde sempre abriu as portas e mostrou-se disponível para a realização da formação e encontros dos LMC nos seus edifícios. Quando se solicitou a realização da Assembleia Europeia em Viseu não só responderam favoravelmente como ajudaram na organização,  facilitaram o acesso ao edifício sempre que necessário,  disponibilizaram todas as suas instalações disponíveis. É graças a eles que os LMC Portugueses conseguem receber toda esta Família Comboniana vinda da Europa. Têm sido incansáveis nas respostas às solicitações e os LMC agradecem muito.

 

Os Leigos Missionários Combonianos pedem a oração de todos quantos nos lêem e acompanham para que a Assembleia Europeia seja rica e produza muitos frutos.

 

por Paula Sousa