Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

ENVIO DA LEIGA MISSIONÁRIA COMBONIANA MARISA ALMEIDA

No dia 7 de Agosto de 2016 aconteceu em Viseu, Vila Nova do Campo, o envio da Leiga Missionária Comboniana Marisa Almeida numa missa presidida pelo Sr. Bispo D. Ilídio Leandro, na Igreja Paroquial de Vila Nova do Campo.

13938597_666219510200945_4960222576231642260_n.jpgJosé Tolentino Mendonça diz: Ao lado do teu amigo, nenhum caminho será longo. E esta caminhada nos Leigos Missionários Combonianos parece ter começado ontem. Parece ter sido ontem que iniciei esta caminhada com a Marisa nos LMC à qual nos apresentámos “com tudo aquilo que somos”. Conhecer a Marisa foi um dos maiores tesouros que este caminho me trouxe. Como nos diz o evangelho deste domingo, também neste caminho Jesus nos veio repetir tantas e tantas vezes: “Não tenhais medo”. Ele conhece-nos. Ele sabe os nossos medos mais profundos, os nossos anseios, os nossos obstáculos e as feridas que temos de ultrapassar. Mas perante tudo isto Ele repete: “Não tenhais medo”. E nós muitas vezes, tantas vezes, focamo-nos nas nossas fragilidades, no medo e na nossa pequenez. Tantas e tantas vezes repetimos com palavras e com a vida: “Senhor, sou tão pequena, pecadora, frágil e incapaz.” e Ele sempre nos repete: “Não tenhais medo”.

 13879340_666219646867598_3525725231011711369_n.jpg

Assim é convosco. Assim é comigo e assim é com a Marisa. Muitas foram as vezes em que, em silêncio, cada um de nós se perguntou: “Eu? Mas eu? Mas meu Deus com tanta gente audaz e corajosa escolheu-me a mim?!” Tantas vezes pensámos não ser capazes. Mas Ele não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. É a nós frágeis e pecadores a quem Deus dá o reino dos céus. Foi este o tesouro que descobri nos LMC e que todos vós sois convidados a seguir e a descobrir na vossa vida: o Amor. É este Amor que nos faz estar aqui. É este Amor que nos faz partir. E quando ousamos seguir, partilhar e viver este amor, somos e experimentamos um pouco do reino que o Pai guarda para nós no céu. Este caminho de Amor é o que nos faz partir, por isso aqui estamos.

 

Porém, eu não existo só. Nenhum de nós existe só. A Marisa não existe só. Estamos juntos, como repito tantas vezes. E este estar junto é ir com ela mesmo que fisicamente a oceanos de distância. É por ter experimIMG_6760.jpg 2.jpgentado e sentido este amor que a Marisa responde ao chamamento com um SIM. E ela também erra, como nós. Também cai, como nós. Também tem medo, como nós. Mas ouve no seu coração Jesus que lhe diz: “Não tenhais medo” e confia dizendo-lhe SIM com a sua vida. E nós vamos com ela, estamos com ela e somos missionários com ela. A missão é feita dos pés dos que partem, dos joelhos dos que rezam e das mãos dos que ajudam. Fazendo-o permanecemos juntos. Estando juntos experienciamos o amor de Deus.

Agradeço a toda a família Comboniana, presente através dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, Missionárias Seculares Combonianas, Irmãs Missionárias Combonianas e Jovens em Missão, a toda comunidade e a todos quantos se juntaram a ela fisicamente e espiritualmente neste momento

IMG_6738.JPG

– tornaram este momento numa experiência de Amor, num pedaço de céu. Sintamo-nos provocados a, como ela, confiar em Deus respon

dendo SIM ao seu convite de Amor.

“Pensar numa pessoa que se ama é rezar por ela” diz Santa Teresinha do Menino Jesus. Então convido cada um de vós a pensar na Marisa para que a sua missão seja rica e produza muitos frutos.

Não tenhais medo, permanecemos juntos!

 

por Paula Sousa