Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Retiro Quaresmal em Viseu

IMAG0690

 

 “...partimos para esta viagem ao interior de cada um"

 

No passado fim de semana 21 e 22 de Março decorreu o retiro Anual dos LMC em Viseu. Com o tema “fortalecei os vossos corações contra a globalização da indiferença”, formandos e LMCs pararam para reflectir e “fortalecer o coração” no seminário Diocesano de Viseu.

 

O retiro teve inicio no sábado com uma missa presidida pelo Padre José Vieira, Provincial dos Missionários Combonianos. Após o pequeno almoço em silêncio, “partimos” para esta viagem ao interior de cada um.

Muito bem orientados Pe. José Vieira, pudemos tomar como ponto de referência alguns documentos importantes que nos guiaram a esta viagem interior. Documentos como a “Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015”, a Reflexão da Comissão de Justiça e Paz para a Quaresma de 2015 intitulada “da globalização da indiferença a uma ética do cuidado”, entre outros, permitiram ser um ponto importante de partida para este retiro.

 

IMAG0630

IMAG0645

 

 

 Pudemos, assim, reflectir e ver de que forma podemos limpar o nosso coração. Ver onde o podemos tornar cada vez mais próximo de Deus, que nos criou à sua semelhança no Amor e assim mais sensível e humano em relação a cada um dos nossos irmãos na terra.

 

IMAG0640IMAG0651

 

"Mesmo estando na agitação de uma cidade,

podemos contemplar a Sua criação..."

 

Foi um retiro muito rico e interessante, onde também tivemos a oportunidade de caminhar pelo “deserto” da cidade de Viseu. No fundo, esta possível saída (para quem quisesse), fez perceber que o deserto está dentro de cada um de nós. Mesmo estando na agitação de uma cidade, podemos contemplar a Sua criação e desprendermo-nos de tudo o que possa causar “ruído” com a ligação à nossa voz interior. Esta voz que vem de Deus e que nos ajuda a perceber a nossa missão nesta vida que Ele nos deu.

 

"Continuar a missão sonhada e confiada por S. Daniel Comboni."

 

O retiro terminou no domingo com a celebração da Eucaristia onde tivemos 6 LMC que fizeram o seu compromisso com o Movimento, perante toda a assembleia. Foram eles o Carlos Barros, a Verónica Guarda , a Vânia Costa, a Liliana Ferreira, a Maria Augusta e a Milú Maravilha. Compromissos importantes para cada elemento que o fez e para o Movimento que unido continuará a missão sonhada e confiada por S. Daniel Comboni

 

IMAG0683IMAG0679

 

IMAG0676

IMAG0673

IMAG0671

 

 

Na riqueza deste retiro, destaco a importância do papel do Provincial dos Missionários Combonianos que se disponibilizou a dirigir este retiro de uma forma muito agradável, reflexiva e enriquecedora. Muito importante também os momentos de silêncio (que nem sempre nos é fácil), a música ambiente junto aos quartos, que nos permitiu acordar de uma forma mais serena e acolhedora e as frases colocadas junto a cada lugar na mesa das refeições, que nos permitiram nutrir a nossa alma, enquanto nutríamos o nosso corpo.

 

De coração mais rico e fortalecido, terminamos o retiro com um agradável almoço . Depois cada um seguiu a sua missão lembrando, com o tema do retiro, que ao nosso lado temos sempre alguém que espera pela nossa ajuda e que nós próprios precisamos de ajuda. Assim, poderemos ser instrumento de combate à globalização da indiferença.

 

Verónica Guarda, LMC