Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

CURSO DE ESPIRITUALIDADE COMBONIANA - "Caritas in Veritate"

No fim-de-semana de 18 a 20 de Junho realizou-se o Curso anual de Espiritualidade Comboniana, em Coimbra, inserido no programa de formação dos LMC.

 

A Dra. Joana Rigato começou por falar da Doutrina Social da Igreja (DSI) e a situação no mundo actual, em que a Igreja tende a promover o desenvolvimento integral da pessoa humana em todas as suas dimensões.

O testemunho da caridade de Cristo através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da evangelização sobre as quais está fundado o aspecto missionário da DSI.

Como pistas para o nosso trabalho ficaram as seguintes questões:

-» A que nos desafia a DSI?

-» Qual o nosso papel pela justiça e bem comum?

Passando depois à encíclica “Caridade na Verdade”, que abordou de forma profunda e clara, fez uma análise de todos os capítulos e deu-nos indicações de leitura do documento, convidou-nos a procurar dar uma resposta pessoal e a debater onde é que cada um de nós pode aplicar as orientações propostas pelo Santo Padre nas nossas experiencias de vida.

O Papa Bento XVI não nos diz para recusarmos o desenvolvimento, mas sim para o usarmos com liberdade e responsabilidade. O desenvolvimento e a técnica são uma vocação do homem, todos os fenómenos do nosso tempo podem ser utilizados para o bem comum se orientados pela antropologia cristã.

 

O Pe. Joaquim Valente, na sua apresentação fez a comparação entre a encíclica “Caridade na Verdade” e a “utopia missionária” de Comboni; falou de como os leigos devem assumir o carisma de Comboni e da colaboração que deve existir entre todos – missionários, missionárias e leigos.

 

No Domingo, a Ana, a Sandra e o Henrique, apresentaram os LMC, tendo a Ana e a Sandra falado um pouco da sua experiência em Moçambique, mostrando assim a importância dos leigos na missão.

 

 

Seguiu-se o Pe. Claudino com os desafios para um compromisso missionário nos diversos ambientes tendo dado ênfase ao papel dos leigos como protagonistas co-responsáveis na evangelização.

 

No fim dos trabalhos foram deixadas algumas pistas sobre a criação de “terrenos de missão” em zonas carenciadas do nosso país nomeadamente nas áreas da educação, pobreza e exclusão social.     

por Élia e Liliana