Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Carta do coordenador dos LMC na Europa

Alberto de la Portilla, Coordinador dos LMC na EuropaO LMC Alberto de la Portilla escreve uma carta para todos os LMC do continente europeu, para partilhar o que se esta a fazer a nível continental para consolidar o projecto dos LMC, fortalecer os laços entre os diferentes países onde existem LMC e animar todos e todas a sentir este projecto da internacionalidade como nosso. Fica aqui a sua carta de apresentação e de incentivo e um bem-haja por essa partilha que nos faz e pela sua dedicação a esta causa.

 

 


Sevilha, 9 de Outubro de 2005
Caros LMC:

 

Em primeiro lugar gostaria de saudar-vos a todos e todas e apresentar-me. Desde os últimos anos que estamos a trabalhar a nível europeu para consolidar um caminho comum para os LMC. É um trabalho que se está a realizar tanto a nível internacional como a nível continental. A nível europeu digo-vos que no último encontro que tivemos em Ellwangen - Maio de 2005 (Alemanha) nos propusemos dar passos concretos para elaborar um documento com alguns critérios onde nos reconheçamos todos como LMC e possamos ir fortaleçendo os laços de colaboração entre as diferentes províncias. Também escolhemos um LMC como coordinador do comité Europeu, neste caso fui eu o eleito, Alberto de la Portilla (LMC-Espanha), que trabalhará em comunhão com o P. Manuel Pinheiro (responsável dos provinciais na Europa).
Creio que este caminho deve ser sentido como um caminho de todos, onde os representantes das diferentes províncias não só se envolvam eles próprios, mas também que cada LMC sinta esta realidade da internacionalidade. Comboni compreendeu a necessidade de envolver toda a Igreja na responsabilidade missionária, e nós como combonianos estamos chamados a realizar este trabalho em comum.
A nossa realidade de leigos exprime de maneira peculiar e diferente o carisma Comboniano e é uma riqueza que complementa a expressão religiosa do mesmo, sendo um dom para a Igreja e o mundo. Gostaria de convidar cada um e cada uma a orar e partilhar esta vocação que recebeu com os outros LMC em colaboração com os MCCJ.
Gostaria de me dirigir especialmente a todos aqueles e aquelas que se encontram em missão. Vocês tornam a nossa vocação realidade, exprimem com as vossas vidas e o vosso compromisso a realidade missionária dos LMC. Vocês têm um estilo de estar em missão, partilhai-o.
Muitos de vocês encontram-se a partilhar países e projectos com LMC de outros países, vocês são a ponta de lança. Durante muitos anos seguimos um caminho paralelo a nível de formação, de entender a vocação, o compromisso missionário, a comunidade ou não, o tempo de permanecer na missão, a implicação com os nossos respectivos movimentos em nossos países de origem e muitas outras coisas. Este caminho de mutua compreensão que queremos levar acabo a nível europeu tem uma expressão fundamental para aqueles de vós que estais juntos, por favor reuni-vos, partilhai inquietações e enviai para nós as vossas reflexões. Vocês são os primeiros a fazer realidade esta internacionalidade em uma única vocação LMC. Partilhar connosco as vossas experiências são sementes de uma nova família de LMC.
Para os que estão a prepararem-se para partir para a missão, vos animo e encorajo a empenharem-se, pois os povos que vos acolhem merecem o melhor de vocês. Para todos aqueles que já regressaram da missão, e até que oxalá possam voltar a partir, vos animo a colocar a vossa experiência ao serviço dos que se estão a preparar e animar e sensibilizar a nossa Igreja Europeia e a toda a nossa sociedade com o vosso compromisso.
Termino despedindo-me com um forte abraço para todos e todas. Fico ao vosso dispor e serviço e com muita vontade e ilusão de tornar realidade o projecto dos LMC, onde todos e todas nos sintamos acolhidos e possamos expressar a nossa vocação missionária segundo o Carisma de Daniel Comboni ao serviço dos mais pobre e abandonados.


Um abraço
Alberto de la Portilla
Coordinador do Comité Europeu dos LMC
PD. Se quiserem contactar comigo, podem faze-lo em espanhol, português e inglês para:

albertoportilla@jazzfree.com .

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.