Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

A Vida - Dom em qualquer idade

Por vezes não nos aproximamos dos outros por pressupor uma série de coisas que, não poucas  vezes, apenas existem na nossa cabeça. Sem descurar todo cuidado e respeito que o outro nos merece, só partindo ao seu encontro poderemos verdadeiramente partilhar a Vida...

 

 

"Hoje, dou graças a Deus de ter ido visitar aquele lar pois foi das experiências que mais me marcaram ao longo dos 62 anos que já levo nesta vida."

 

 

 

No fim de semana de 17-18 de Dezembro de 2011, em Coimbra, tive o meu terceiro encontro de formação para Leigos Missionários Combonianos.O tema foi sobre a 3ª idade.

 

No final da formação da manhã de sábado, 17/12/11, a Susana avisou-nos que a seguir ao almoço iríamos visitar um lar de 3ª idade que está ali muito perto da Casa Comboniana de Coimbra.

Como durante toda a minha vida nunca tinha feito nada de semelhante, a primeira ideia que me passou pela cabeça foi a de que iríamos incomodar todos aqueles idosos. Pensava eu que o que eles deveriam querer era que os deixassem sossegados e, como não nos conheciam de parte nenhuma, não percebia muito bem que contacto o nosso grupo conseguiria estabelecer com eles.

É triste, mas a verdade é que ainda cheguei a pensar dar uma desculpa qualquer e não ir. Só não o fiz porque têm sido tão simpáticos para comigo que senti, que ao tomar tal atitude, estava como que a traí-los.

 

Hoje, dou graças a Deus de ter ido visitar aquele lar pois foi das experiências que mais me marcaram ao longo dos 62 anos que já levo nesta vida.

Nunca me poderei esquecer da alegria daquelas senhoras (e dos homens também), algumas delas já muito velhinhas, mas todas tão contentes ao ouvirem nosso grupo cantar acompanhado pelo padre Paulo com a sua viola.

E acompanhavam-nos, batendo as palmas e cantando, pois sabiam de cor a maior parte daquelas músicas.

 

Por José Cruz

Formando LMC