Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Leigos Missionários Combonianos

Servindo a Missão ao estilo de S. Daniel Comboni

Ecos do Encontro de Formação de Novembro

Pela primeira vez o grupo reuniu-se na casa dos missionários combonianos de Jardim de Cima, Santarém, onde fomos muito bem recebidos e acolhidos e o qual ficamos muito agradecidos. Da equipa coordenadora não pode estar presente a Ana e faltou também a presença da Cristina e Luísa. Mas em compensação tivemos pela primeira vez a participação de Emília (vinda de Mira), e Lino (que veio da Madeira e se encontra a estudar na Universidade de Coimbra). A Marta depois de algum tempo sem poder participar no movimento (devido ao nascimento do seu filho Cristóvão) esteve connosco partilhando a sua caminhada. Fomos ao todo cerca de 20 pessoas que neste encontro partilharam as suas experiências de fé e de vida.
O tema convidava precisamente a isso: a falar desde o coração, da vida, de quem é Jesus Cristo para cada um de nós. O Pedro Moreira ajudou na orientação do tema e fomentou a partilha e a reflexão individual. O tempo é sempre pouco, para temas tão profundos e que não se esgotam num fim-de-semana. Por isso se convida sempre ao final do encontro a continuar a reflexão em casa, no nosso dia-a-dia.
Já na noite de sábado contamos com o testemunho do Ir. Leal, missionário comboniano, que esteve no Peru, e entusiasmado e entusiasmando todos nós, partilhou o caminho do povo pobre peruano, mas tão rico em humanidade, em hospitalidade, na luta pela construção do Reino de Deus.
No Domingo participamos na Eucaristia com a comunidade do Jardim de Cima e realizamos o encontro ao final com o testemunho missionário do Pedro Moreira que apaixonadamente partilhou com toda a comunidade o que ele viveu na missão de Alua, Moçambique.
Terminamos com o almoço e regressamos às nossas casas com alegria e vontade de nos voltarmos a encontrar para continuar a nossa caminha e partilha.
O próximo encontro é nos dias 17-18 de Dezembro.
Até lá deixamos aqui o testemunho de Álvaro sobre o nosso último encontro e um muito obrigado a ele pela partilha.

Quando ia a caminho de Coimbra no primeiro encontro, estava receoso com o que me
esperava. Como é que me iriam receber? Será que me conseguiria integrar? Para
minha surpresa, não podia ter tido uma recepção melhor e mais calorosa. Senti-me
em casa e fiquei muito contente!
Mas quando se aproximava o encontro em Santarém, comecei a pensar: Será que me
receberam tão bem só por ser a primeira vez? Será que fizeram um esforço para
tudo correr bem e eu me sentir à vontade? Como será agora que já passaram 2
meses? E para minha enorme surpresa senti que nada tinha mudado! Parecia que os
conhecia há anos e que o encontro em Coimbra tinha sido na semana passada e não
há 2 meses atrás! Percebi que a amizade, a alegria e o calor humano não eram
"forçados". As pessoas eram mesmo assim: amigas, cúmplices, muito generosas e
com enorme vontade de partilhar idéias, experiências e conviver o melhor
possível! Entregam-se de alma e coração e não têm medo de dizer o que sentem e o
que pensam. Tenho a certeza que o Lino e a Emília também sentiram o que eu
sinto. Encontrámos uma verdadeira família que queremos manter durante muito
tempo. Agradeço a Deus por me ter dado um enorme presente: vocês!